Adalberto Botarelli

Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar a inserção dos psicólogos em políticas de proteção social ; tendo como finalidade apresentar referências para atuação dos mesmos na área de assistência social . Para tanto; elege como objeto de estudo os psicólogos que atuam no CRAS ( Centro de Referência da Assistência Social do SUAS – Sistema Único de Assistência Social ) de São Bernardo do Campo-SP . O corpo teórico e metodológico que serviu como base para a pesquisa foi o da Psicologia Social crítica desenvolvida pelo NEXIN; o qual considera que a subjetividade e os afetos são fundamentais na ação política; uma vez que são categorias construídas na dialética individualidade/coletivo; e a afetividade é entendida como mediação fundamental entre o homem e a sociedade; pois é resultado da implicação do homem com o outro e com o contexto que o rodeia. Parte-se da noção de que tanto a ética como a transformação social está relacionada à capacidade de experimentar o mundo e de atuar sobre ele; o que significa equiparar a participação social à potência de ação do sujeito na defesa de seus direitos. A ;sua contraposição seria a potencia de padecer; na qual o sujeito vive como joguete dos acontecimentos; depositando nos outros o sentido da própria potência. Com base na análise das informações fornecidas pelas entrevistas e observações definiu-se as tarefas e as especificidades de atuação profissional e procedeu-se a análise dos sentidos e dos significados implicados no processo de inclusão desencadeados pela atenção psicossocial. Para tanto; buscamos entrelaçar os aspectos ideológicos; intersubjetivos e das significações sociais; com as idéias; linguagens e ações; ligadas aos sujeitos que vivenciam e interagem com o cotidiano. Conclui-se que a atenção psicossocial pode legitimar-se no âmbito do CRASs enquanto lugar de expansão humana; desde que realizem o ideal de acolher a subjetividade dos sujeitos envolvidos; cabendo aos profissionais estabelecerem uma práxis ético-política; voltada para os bons encontros e a alegria de existir.

Palavras-chave: Psicólogo; Centro de Referencia de Assistência Social (Brasil); Sistema Único de Assistência Social (Brasil); Assistência social; Psicologia social; Psicólogos – Prática Profissional.

Referência: Botarelli, Adalberto (2018). O psicólogo nas políticas de proteção social: uma análise dos sentidos e da práxis. Tese de doutorado, Doutorado em Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo. 

Disponível aqui

Outras publicações