Franciely da Costa Guarnier

Resumo: Pretendemos compartilhar nesta dissertação experiências vividas com crianças, considerando a história das políticas públicas com as quais operamos em nossa prática profissional e os saberes que orientam nosso fazer. A proposta foi guiada pela construção, junto com os meninos e meninas em atendimento em Centro de Referência Especializado da Assistência Social de Vitória/ES (CREAS), de um dispositivo de pesquisa que desse visibilidade à memória das crianças em situação de rua, buscando a variante de experiências vividas por atores sociais que a história tradicional deixou à margem. Nesse sentido, ousamos narrar encontros com profissionais da assistência social que diziam sobre a redução do número de crianças e jovens em situação de rua acompanhados pelos CREAS; com dois jovens que apresentaram suas trajetórias pelas ruas, pela cidade, suas vivências cotidianas, a relação construída com os equipamentos da assistência social, com as oficinas, com o outro que atravessa suas experiências, conosco, que estivemos com eles buscando novas entradas e novas elaborações de suas vivências; a ativação da memória dos encontros tecidos no Centro de Atendimento Dia Criança e Adolescente, o encontro e reencontro com Joana; com o próprio processo de pesquisar; com os autores que lemos; com o grupo de pesquisadores do qual fazermos parte; com as ruas da cidade por onde andamos a procura dos meninos e meninas etc. Ao construirmos narrativas, a partir do que nos propõe Walter Benjamin, percebemos a invenção de um mundo novo que não cessa com a modernidade e suas barbáries. O movimento de diferenciação imanente à vida não cessa e, ao sermos lançados à pobreza de experiência que diz de um começar do zero, somos convocados a inventar novos arranjos, novos vínculos, novas redes, ou seja, novos modos de acolhimento da alteridade. É nesse sentido que reafirmamos uma aposta no acolhimento, talvez não mais ancorado na tradição, mas sim nos afetos que nos constituem a partir do encontro com o outro.

Palavras-chave: criança em situação de rua; assistência social; narrativas; experiência.

Referência: Guarnier, Franciely da Costa (2016). O que as crianças nos ensinam em suas andanças errantes pelas ruas da cidade e pelos centros de referência especializados da assistência social. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória. 

Disponível aqui

Outras publicações

(Des)compassos do Trabalho Psicológico no Acompanhamento Familiar no CRAS

Valéria dos Santos Fernandes, Carolina Leonidas e Rafael de Tilio

Leia mais »

Outsourcing and the growing precarity of psychologists’ work in social services in Brazil: repercussions for subjectivities

Mariana Prioli Cordeiro, Leny Sato e Fabio de Oliveira Resumo: In this article, we present and discuss the repercussions of working conditions in social care

Leia mais »