Patrick Reason

Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar o acolhimento de crianças e adolescentes com suas mães como uma alternativa na proteção, garantia e promoção do direito à convivência familiar e comunitária. No contexto atual da consolidação da efetivação do Estatuto da Criança e do Adolescente e do reordenamento dos serviços de proteção, assim como da avaliação do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária, tornam-se necessárias novas respostas e modalidades que atendam crianças com seus direitos violados, provenientes de famílias em diversas vulnerabilidades e situações de risco. Colocando o maior interesse da criança sempre como foco central, o Acolhimento Conjunto se demonstra um serviço necessário para o fortalecimento de vínculos familiares e para a promoção da autonomia familiar.

Palavras-chave: Criança e adolescente; Assistência social; Acolhimento conjunto; Convivência familiar e comunitária; Direito da infância.

Referência: Reason, P.(2024) O serviço de acolhimento conjunto: o acolhimento de crianças e adolescentes com suas mães na promoção do direito de convivência familiar e comunitária. IV SIMAF – Simpósio Internacional de Acolhimento Familiar. 128-146

Disponível Aqui

Outras publicações

A dimensão subjetiva da desigualdade social – desafios teóricos e metodológicos

Ana Mercês Bahia Bock e Maria da Graça Marchina Gonçalves

Leia mais »

#0 – Uma Apresentação ao SUAS com Camila Lisboa

Neste episódio contextualizamos e apresentamos mais do SUAS, contando um pouco de seu histórico e sua realidade atual. Um verdadeiro “ponto de partida” para nossas conversas. 

A convidada que nos ajuda nessa difícil tarefa é a Camila Lisboa, atualmente professora da Universidade Estadual de Feira de Santana, ela é graduada em Psicologia e especialista em Gestão pública, mestre e doutoranda em Psicologia Social.

Leia mais »

O CRAS em relação: profissionais e usuários(as) em movimento

Vinicius Tonollier Pereira & Pedrinho Arcides Guareschi

Leia mais »