Anna Luiza Trein, Jaqueline Tittoni e Jéssica Prudente

Resumo: Este estudo analisa trabalho e assistência nas políticas de assistência social a partir de reflexões originadas de dissertação de mestrado em psicologia social e institucional. O estudo parte do acompanhamento de um grupo de usuários da proteção social básica da assistência social, em um Centro de Referência da Assistência Social de uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul, Brasil. O estudo aborda uma problematização teórica da noção de trabalho como produção da vida e do viver, com base no pensamento marxista e foucaultiano, de modo a pensar o trabalho como produtor de trabalhadores sujeitos da assistência e de trabalhadores das políticas de assistência social. O estudo aponta que o trabalho está inscrito em jogos de poder, produzindo relações de dominação e resistência e que a psicologia e as diferentes intervenções do saber “psi” podem potencializar o caráter inventivo do trabalho.

Palavras-chave: Trabalho, assistência social, poder, parrhesía.

Referência: Trein, Anna Luiza, Tittoni, Jaqueline, & Prudente, Jéssica (2012). O Trabalho como Potencializador da Vida nas Práticas da Assistência Social. Psico, 44(1).

Disponível aqui

Outras publicações

Fútbol, ​​política e historia en Brasil: análisis de un manifiesto de hinchas antifascistas

Felipe Tavares Paes Lopes, Mariana Prioli Cordeiro.

Leia mais »

PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO DE EX-ABRIGADAS EM ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL PARA MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA: CARTOGRAFIA DE UMA EXPERIÊNCIA

Bruna Coutinho Silva, Andreza Moreira Marques, Raíssa Ferreira Morais e Roberta Carvalho Romagnoli.

Leia mais »