Aline Amaral Sicari & Andrea Vieira Zanella 

Resumo: A presença de pessoas que fazem das ruas sua moradia é uma realidade inconteste e vem se intensificando no Brasil. Realizou-se esta pesquisa com o objetivo de investigar o que foi produzido sobre pessoas nessa condição entre 2006 a 2016 no Portal de Periódicos Capes e no Banco de Teses & Dissertações Capes. Foram analisados os resumos e as conclusões de 115 produções científicas brasileiras, sendo 27 artigos, 81 dissertações e sete teses. Constatou-se que no ano de 2014 houve maior produção científica sobre o tema (19,13%) e que há uma concentração de pesquisas na área da Psicologia (26,13%). As produções científicas apresentaram temas variados, sendo categorizadas por tópicos: singularidades e diversidades; razões e motivações para a vida nas ruas; os diferentes modos de viver e sobreviver em situação de rua; construção social da imagem; interlocuções entre saúde e assistência social; relação com a cidade e os processos de saída das ruas. Embora o interesse em investigar o fenômeno de pessoas que habitam as ruas venha se intensificando, indicamos a necessidade de novas pesquisas para que possam apontar indicadores para a construção de políticas públicas atenta aos direitos dessa população.

Palavras-chave: Pessoas em Situação de Rua; População em Situação de Rua; Revisão Sistemática

Referência: Sicari, A. A., & Zanella, A. V.. (2018). Pessoas em Situação de Rua no Brasil: Revisão Sistemática. Psicologia: Ciência E Profissão, 38(4)

Disponível Aqui

Outras publicações

A importância do Movimento Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária na efetivação do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora

Fernanda Flaviana de Souza Martins

Leia mais »