Carolina Rodrigues Alves de Souza

Resumo: O presente trabalho pretende colocar em análise, sob o viés do método psicanalítico, o trabalho executado por uma psicóloga – esta que aqui se torna a pesquisadora – na política pública de assistência social e cujo serviço está direcionado para a execução de medidas socioeducativas em meio aberto. Partimos dessa experiência de trabalho e de questionamentos que foram sendo formulados a respeito dele e, principalmente, acerca da experiência de ser um psicólogo e/ou trabalhador social neste espaço. Lançamos, neste intuito, nosso olhar sobre ideais compartilhados e historicamente condicionados que, por seu caráter, operam ali suas práticas e impõem seus valores. Para isso, contamos com o aporte teórico e metodológico da psicanálise e assim o confirmamos enquanto ferramenta de escuta de espaços institucionais, da política, e da história. Conforme o campo que nos dá lugar e os elementos que ele nos dispôs, fazemos algumas análises sobre os lugares ocupados pela família e pela infância e sobre o valor moderno a eles atrelado, o da educação, onde atravessam também os sentidos de pobreza, trabalho e responsabilidade. Adiante, no mesmo propósito, discutimos sobre imputabilidade e culpa e desaguamos finalmente na pergunta: há, ali, alguma possibilidade de transgressão, ou seja, do rompimento de um sistema normativo dado? O que queremos, portanto, é colocar para o leitor os elementos que encontramos em nossa experiência a fim de se constituam em instrumentos de transformação e reconfiguração tanto de nossa prática quanto de outras que nela encontrem semelhança e identificação.

Palavras-chave: Método Psicanalítico; Políticas Públicas; Ideais

Referência: Souza, Carolina Rodrigues Alves de. (2012). Políticas Públicas de Assistência Social em Análise: história, valores e práticas. Dissertação de mestrado, Mestrado em Psicologia Social, Fundação Universidade Federal De Sergipe, São Cristóvão.

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