Mériti Souza, Rafael Kim Czarnobai e Ana Lucia Cintra

Resumo: Os moradores de rua constituem um dos principais alvos das políticas de assistência no Brasil por estarem expostos a inúmeras vulnerabilidades. Este fato levou à criação de políticas públicas e ao desenvolvimento do Centro de Referência para População em Situação de Rua. O presente estudo tem como objetivo analisar uma pesquisa intervenção realizada em um Centro de Referência para População em Situação de Rua. Com a pesquisa buscamos elaborar e implantar estratégias de intervenção calcadas em aportes teóricos da psicologia e da psicanálise direcionadas a pessoas em situação de rua. Descrevemos e analisamos atividades como oficinas de desenho e de filmes desenvolvidas para problematizar as condições subjetivas e sociais dos usuários de um Centro. Destacamos a importância do trabalho na atenção desta população em específico e como os processos de conhecer são intrínsecos para possibilidades de mudanças nos estilos de vida destas pessoas.

Palavras-chave: população em situação de rua, subjetividade, conhecimento, psicologia

Referência: Souza, Mériti., Czarnobai, Rafael Kim, & Cintra, Ana Lucia (2019). População de rua: intervenção no âmbito da psicologia em um Centro de Referência para População em Situação de Rua. Revista Urutágua, (37), 144-166.

Disponível aqui

Outras publicações

Child labour implications for adults: experiences and childhood

Denise Pereira dos Santos, Maria de Fatima Pereira Alberto, Rafaela Rocha da Costa e Cristiane Barbosa dos Santos

Leia mais »

Tensões no campo do político e da prática profissional da assistência social

Katia Maheire; Marcela de Andrade Gomes; Tatiana Minchoni; Felipe Augusto Leques Tonial; Marcelo Felipe Bruniere e Ana Paula Silva Hining

Leia mais »

Conselhos municipais: prática e impasses no cenário contemporâneo

Silvio José Benelli e Abílio da Costa-Rosa

Leia mais »