Mikaella Cristina Antunes Nunes e Normanda Araujo de Morais

Resumo: Este estudo teve como objetivo descrever as práticas profissionais relacionadas às demandas de violência sexual (VS) atendidas em diferentes contextos, como Conselho Tutelar, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e hospital, a fim de investigar as características desses profissionais, o contexto de trabalho e as atividades desenvolvidas. Para tanto, realizou-se uma revisão narrativa da literatura nas bases de dados SciELO, PePSIC, IndexPsi, LILACS, BVS-Psi e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) no período de janeiro a março de 2019. Duas categorias emergiram da análise: características pessoais e laborais dos profissionais e características do trabalho por eles desenvolvido. Os profissionais se destacaram por serem predominantemente do sexo feminino e por variarem quanto à faixa etária, apesar de este aspecto ter sido mais frequente no contexto dos hospitais. Entre os achados sobre o contexto de trabalho e as atividades desenvolvidas, evidenciou-se: o despreparo para o atendimento das demandas de abuso sexual, precárias condições de trabalho, falta de suporte técnico adequado para atuação com os casos de VS e uma insuficiente rede de apoio aos profissionais diante do trabalho exaustivo. Espera-se que este estudo contribua com o campo de pesquisas e intervenções voltadas para profissionais que trabalham com VS, uma vez que suas características pessoais e laborais se sobressaem em sua atuação e que eles são primordiais para a efetivação das políticas públicas e para o enfrentamento da VS.

Palavras-chave: Violência sexual, rede de proteção, profissionais

Referência: Nunes, M. C. A., & Morais, N. A. de. (2021). Práticas profissionais relacionadas às demandas de violência sexual: revisão da literatura nacional. Psicologia: Ciência e Profissão, 41, 1-14.

Disponível aqui

Outras publicações

As políticas públicas e o campo: e o Psicólogo com isso?

Rosana Gomes Reis e Lucimaira Cabreira

Leia mais »

Jovens, juventude e políticas públicas: produção acadêmica em periódicos científicos brasileiros (2002 a 2011)

Andréa Vieira Zanella, Apoliana Regina Groff,  Dâmaris Oliveira Batista da Silva, Laura Kemp de Mattos,  Janaína Rocha Furtado e Neiva de Assis

Leia mais »

Políticas públicas e direitos humanos: desafios à atuação do Psicólogo

Marivete Gesser

Leia mais »