Ricardo Meneses Miguel 

Resumo: Esta dissertação teve como objetivo acompanhar os efeitos que o Projovem Adolescente no município de Venda Nova do Imigrante-ES tem produzido na vida dos jovens que integraram o serviço e como eles se apropriaram desse espaço. Quais as interferências e ressonâncias produzidas na trajetória de vida desses jovens que participam do Projovem Adolescente? A metodologia da pesquisa abarcou leitura de documentos relacionados à política nacional de assistência social, dados do CRAS do município relativos ao Projovem Adolescente e conversas com seis jovens que participaram do primeiro coletivo do serviço no período de 2010/2011. Partindo da contribuição de autores como Michel Foucault, traçamos análises de forma a discutir as interferências do biopoder nas políticas para juventude, os atravessamentos histórico-culturais presentes no município e apontamos as resistências e escapes dos jovens às tentativas totalizantes de captura de suas vidas. Todo o trajeto da pesquisa foi realizado a partir de uma estratégia metodológica em que esses jovens falassem por si, desconstruindo relações hegemônicas de tutela e aprisionamentos existenciais que teimam incidir sobre a juventude.

Palavras-chave: juventude; políticas públicas; assistência social.

Referência: Miguel, Ricardo Meneses (2014). Projovem Adolescente em Venda Nova do Imigrante-ES e a vida dos jovens : conexões, capturas, escapes e apropriações. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Psicologia Institucional, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória. 

Disponível aqui

Outras publicações

Cinema Perto da Gente: Arte como Estratégia de Atuação do Psicólogo no CRASs

Eduardo de Carvalho Martins, Juliana Vieira Navarrette, Sandra Mariela Steinberg Gonzaga Oliveira e Jaquelina Maria Imbrizi

Leia mais »

#3 – Por uma produção coletiva do SUAS com Abigail Torres

Esse é o episódio 3 do Podcast do PPAS, com Abigail Torres.

Leia mais »