Rafael Bianchi Silva, Anyelle Karine de Andrade e Claudia de Godoi Ferreira de Almeida

Resumo: O presente artigo objetiva apresentar uma experiência de oficinas de formação desenvolvidas junto a um grupo de psicólogos(as) atuantes em equipamentos da proteção social básica e especial do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). As oficinas de formação buscaram refletir sobre a utilização do estudo de caso como uma ferramenta que contribui para a atuação na Política Nacional de Assistência Social (PNAS). Para tanto, buscou-se realizar a análise de como o estudo de caso é definido e discutido nos documentos do SUAS e promover um espaço de partilha de experiências e desafios entre os profissionais. A partir dos encontros, conclui-se que os estudos de caso são momentos nos quais os participantes discutem situações que acompanham e tecem estratégias de intervenção, representando ainda um importante suporte aos profissionais para o atendimento das situações que se apresentam no trabalho.

Palavras-chave:  Política Nacional de Assistência Social, Psicologia, Formação, Estudo de Caso.

Referência: Silva, R. B., Andrade, A. K. de, & Almeida, C. de G. F. de. (2021). Psicologia e assistência social: o estudo de caso como estratégia de acompanhamento familiar. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, (14), 66–75. 

Disponível aqui

Outras publicações

Outsourcing and the growing precarity of psychologists’ work in social services in Brazil: repercussions for subjectivities

Mariana Prioli Cordeiro, Leny Sato & Fabio de Oliveira

Leia mais »

INTERVENÇÃO COM JOVENS EM SITUAÇÃO DE RUA: PROBLEMATIZANDO CUIDADO E CONTROLE

Iacã Machado Macerata & Eduardo Passos

Leia mais »

RISCO, VULNERABILIDADE E O CONFINAMENTO DA INFÂNCIA POBRE

Vanessa Crestani e Kátia Bones Rocha

Leia mais »