Catheline Rubim Brandolt & Dorian Mônica Arpini 

Resumo: Os Centros de Referência de Assistência Social (CRASs) são unidades públicas localizadas no território mais próximo de famílias e indivíduos que se encontram em situações de vulnerabilidade e risco social decorrente da pobreza, fragilização de vínculos e/ou precário acesso a serviços públicos. Tal equipamento conta com a presença da psicologia na equipe de referência e têm sido um local bastante desafiador para a prática profissional. Assim, o presente trabalho tem como objetivo descrever e analisar a produção no contexto da pós-graduação brasileira a respeito do trabalho da psicologia nos CRASs.  Esta é uma pesquisa de revisão sistemática da literatura, do tipo metassíntese qualitativa, que buscou no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES produções no período entre 2005 a 2019 para análise. Os resultados e discussão foram organizados em três eixos: (1) Identidade profissional e o fazer-saber da psicologia no SUAS, (2) Documentos norteadores e seus (des)encontros para a prática no campo (3) Limites e desafios para a prática da psicologia. Acredita-se que a contribuição deste estudo foi justamente ter se debruçado sobre a trajetória das pesquisas nesse campo, tendo em vista que, na medida em que estudamos um fenômeno e o retratamos, podemos vê-lo de modo mais crítico e assim traçar novos rumos aos desafios que se apresentam. Compreende-se que há um caminho já percorrido, mas ainda, se faz necessário desprender-se deste discurso que se traduz mais pela falta e pelas fragilidades (isso não significa ignorá-las), fortalecendo a construção de novas práticas nos cotidianos dos CRASs.

Palavras-chave: Assistência Social; CRAS; Psicologia; Metassíntese qualitativa

Referência: Rubim Brandolt, C., & Arpini, D. M. (2023). Psicologia e o Centro de Referência de Assistência Social: uma metassíntese qualitativa. Psicologia Argumento, 41(115).

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