Rafael Bianchi Silva e Anyelle Karine de Andrade

Resumo: Esse trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa de revisão narrativa que busca apresentar e discutir as práticas da Psicologia na política de Assistência Social em situações de violência infantojuvenil, tendo como fonte de informações as publicações científicas da área. A pesquisa foi realizada em três bases de dados e contou com um montante final de 23 artigos que foram lidos e analisados. O tema mostra-se relevante pois, ainda nos dias de hoje, crianças e adolescentes aparecem como as maiores vítimas de violência no Brasil e a política de Assistência Social se apresenta como um importante espaço de intervenção visando o enfrentamento de tais situações. Por meio da análise dos artigos científicos, conclui-se que as práticas descritas nas produções ora se articulam com matrizes de pensamento individualizantes e hegemônicas da Psicologia, ora produzem discursos que buscam a construção de saberes pautados na perspectiva social, territorial e no pensamento crítico.

Palavras-chave: Psicologia; Assistência Social; Violência Infantojuvenil; Revisão Narrativa

Referência: Silva, R. B., & Karine de Andrade, A. (2023). Psicologia e política de Assistência Social: Discursos sobre a violência infantojuvenil. Revista Polis E Psique, 13(2), 182–200.

Disponível Aqui

Outras publicações

CINEDEBATE & Lançamento: Histórias da Psicologia na Assistência Social

O filme é composto por entrevistas com 9 psicólogas que participaram, de diferentes maneiras, da construção do que hoje é a política de assistência social.

Leia mais »

Demandas do Sistema de Justiça às psicólogas e aos psicólogos que atuam em serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e do Sistema Único de Saúde (SUS)

Conselho Federal de Psicologia Assunto: Demandas do Sistema de Jusça às psicólogas e aos psicólogos que atuam em serviços do Sistema Único de Assistência Social

Leia mais »

A atuação do psicólogo no SUAS

Adriano Francisco de Oliveira

Leia mais »