Flávia da Silva Ferreira Asbahr, Edna Martins e Beatriz Pinheiro Machado Mazzolini

Resumo: A atuação do psicólogo na educação cresce nos últimos anos, em instituições educativas e no atendimento à queixa escolar, mas ainda é comum, em diversos cursos de graduação, psicólogos se formarem sem ter tido contato direto com uma escola. Esse fato reduz os fenômenos escolares a questões meramente psicológicas e, sobretudo, patológicas, e coexiste com práticas apoiadas na compreensão dos elementos que constituem a subjetividade em sua relação com os processos educativos. Discutimos, a partir do relato de experiência docente, aspectos que são fundamentais para uma proposta de formação do psicólogo que tem como referência a inserção do estudante de psicologia em espaços educativos por meio de visitas a instituições e de estágios na área. Essa proposta desdobra-se em duas modalidades: a disciplina Problemas de Aprendizagem e o estágio Intervenção clínica em processos de aprendizagem. Tal inserção cria a possibilidade de o futuro psicólogo contactar-se com o cotidiano escolar e deparar-se com determinações que vão além da imediata relação dual psicólogo-usuário.

Palavras-chave: Formação do psicólogo; psicologia escolar; fracasso escolar

Referência:  Asbahr, F. da S. F., Martins, E., & Mazzolini, B. P. M.. (2011). Psicologia, formação de psicólogos e a escola: desafios contemporâneos. Psicologia Em Estudo, 16(1), 157–163.

Disponível Aqui

Outras publicações

A Psicologia no Sistema Único de Assistência Social – SUAS: o que temos a dizer?

Comissão de Orientação em Psicologia e Política de Assistência Social e (CRP-MG).

Leia mais »