Helena Clécia Barbosa da Silva & Telma Cristiane Sasso de Lima 

Resumo: O artigo aborda aspectos do racismo institucional como uma das expressões estruturais de violação do Direito à Saúde e da violência racial dirigida à população negra. Apoia-se na pesquisa realizada em 2019, em que fontes bibliográfico-documentais serviram para o mapeamento de acervos relacionados ao tema, publicados de 2010 a 2018 e os registros documentais obtidos em 2018 quando da observação do atendimento prestado por equipe de Serviço Social às mulheres em acompanhamento pré e pós-natal em uma maternidade pública. São analisadas as características das vulnerabilidades e das desigualdades que limitam o acesso da população negra aos serviços de saúde e configuram o racismo institucional, bem como as balizas legais e operacionais estruturadas, com base na PNSIPN, e incorporadas pelo Serviço Social para institucionalizar uma cultura antirracista também na formação e no exercício profissional.

Palavras-chave: População Negra; Racismo na Saúde; Serviço Social

Referência: Silva, H. C. B. da ., & Lima, T. C. S. de .. (2021). Racismo institucional: violação do direito à saúde e demanda ao Serviço Social.

Disponível Aqui

Outras publicações

Para sentipensar sobre a produção e a situação de vulnerabilidade

Por Simone Maria Hüning & Larissa Firmino

Leia mais »

Diagnóstico como ferramenta de proteção e promoção do trabalho com família extensa

Jonathan Hannay & Kelly Lima

Leia mais »

Mais Famílias Podem Ser Acolhedoras | Andrielly Darcanchy | TEDxCariobaStudio

Produzido por: TEDx Talks

Leia mais »

Atuação dos Profissionais de Psicologia nos CRAS do Interior da Paraíba

Orlando Júnior Viana Macêdo, Clarissa Maria Paulino Duarte Lima, Francisco Henrique Sousa de Brito, Josefa Nandara Pereira de Souza, Noélia Kally Marinho de Sousa, Samara Pereira De Sousa e Stefania Germano Dias

Leia mais »