Rossana Viégas Sena

Resumo: A presente dissertação pretendeu analisar os efeitos da participação ou ausência de referências subjetivas significativas para os adolescentes no cumprimento da medida socioeducativa ¿ MSE de liberdade assistida ¿ LA, por meio de uma aposta de escuta clínica aos adolescentes em uma instituição da Política de Assistência Social. As referências subjetivas significativas referem-se a pessoas que amparam psiquicamente e promovem um alicerce para a constituição subjetiva. A adolescência é um período de escolha objetal, de desligamento dos pais e construção de novos laços sociais. Às vezes, os adolescentes simbolizam as mudanças do adolescer por meio de atos, dentre eles o ato infracional. Quando um adolescente comete uma infração podem ser aplicadas MSEs, que objetivam, através de uma rede de atendimento, a responsabilização pelo ato, a ressocialização juvenil e a ressignificação de valores. A pesquisa foi de cunho qualitativo e utilizou conceitos psicanalíticos para a compreensão dos dados coletados durante o cumprimento da LA por alguns adolescentes, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social ¿ CREAS Jurema. A coleta dos dados ocorreu por atendimentos individuais, atividades de grupo e registros dos prontuários. Através disso, foram produzidas três narrativas. A análise dos dados ocorreu com a interpretação dessas narrativas, considerando o contexto sócio-histórico-cultural, de exclusão e segregação que os adolescentes vivenciavam e convivem diariamente, que, muitas vezes, dificulta o exercício da função protetiva por algumas famílias. A pesquisa resultou na elaboração das referências dos adolescentes, proporcionando-os novas formas de se posicionar frente à situação de desamparo. Diante dessa situação, percebeu-se a possibilidade da ocupação por parte da equipe do CREAS do lugar vazio de ancoragem e de alicerce frente ao desamparo, através de uma escuta do singular que promova a viabilização da elaboração dos vínculos subjetivos e do amparo subjetivo, podendo possibilitar ao adolescente cumpridor de MSE outras formas de inserção social diferentes da criminalidade.

Palavras-chave: Psicologia do adolescente; Medidas socioeducativas; Adolescente em conflito com a lei.

Referência: Sena, Rossana Viégas (2017). Referência subjetiva significativa e adolescente em cumprimento de medida socioeducativa : uma escuta clínica. Dissertação de Mestrado, Universidade de Fortaleza, Fortaleza.

Disponível aqui

Outras publicações

Da Vulnerabilidade como Condição de Saber nas Pesquisas em Psicologia Social

Wanderson Vilton Nunes da Silva, Simone Maria Hüning e Neuza Guareschi.

Leia mais »