Claudio Andres Baradit Muñoz

Resumo: O presente estudo visa analisar continuidades e mudanças nos posicionamentos das beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF) da Mata Sul de Pernambuco, no período 2015-2018. O enfoque da pesquisa é qualitativo. Primeiro, um estudo de mídias sobre o PBF foi realizado a partir da produção da Folha de São Paulo (FSP) e do site do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) no período 2015-2018. Em seguida, entrevistas foram efetuadas com as mesmas beneficiárias do Bolsa Família em 2015 e 2018. A análise dos dados se baseou na perspectiva da Psicologia Discursiva. Os resultados indicam que certos repertórios interpretativos sobre o Bolsa Família veiculados pela mídia intensificam um clima de incerteza social e posicionam a seus beneficiários de forma negativa, através de uma série de mitos e estigmas. Já a análise das entrevistas mostra que as identidades das beneficiárias se constituem a partir de posicionamentos vinculados aos modos de vida tradicional (mãe, esposa, crente, agricultora) e moderno (comerciante, trabalhadora, pobre, beneficiária, consumidora, cidadã). Estes posicionamentos se originam em alguns repertórios interpretativos característicos dos paradigmas tradicional e moderno que compõem a ruralidade brasileira, conformando uma identidade complexa que se mostrou estável durante o período 2015-2018. Porém, as entrevistas de 2018 revelam que a crise econômica, a incerteza sobre a continuidade do PBF e o cenário de desmonte da política social, decorrentes do golpe de 2016, afetaram a qualidade de vida das beneficiárias e acentuaram uma situação de inclusão social precária. No âmbito político, as mulheres apresentam uma visão crítica acerca dos acontecimentos ocorridos no Brasil após o golpe de 2016. Finalmente, conclui-se que os posicionamentos assumidos pelas participantes constituem uma identidade positiva que lhes permite enfrentar a desqualificação social, contrapondo-se a discursos sociais estigmatizantes potencializados pela grande mídia

Palavras-chave: Programa Bolsa Família; psicologia discursiva; mídia; identidade; ruralidade

Referência: Muñoz, C. A. B. (2020). Repertórios interpretativos sobre o Programa Bolsa Família:
Análise do período 2015-2018 através da mídia e da voz das beneficiárias da Zona da
Mata Sul de Pernambuco. Tese de doutorado, Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade
Federal de Pernambuco, Recife.

Disponível aqui

Outras publicações

Psicología en la Asistencia Social: la construcción de una práctica comprometida.

Mariana Prioli Cordeiro, Juliana Thomaz Batista, Sthefânia Carvalho e Leandro do Carmo.

Leia mais »