Gilson Lopes Soares, João Valério Alves Neto, Margarete Aparecida Porto e Mírian Madalon Vitorino de Oliveira Paiva

Resumo: O município de Ji-Paraná/RO, iniciou o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (SFA) no ano de 2022 a partir do diagnóstico socioterritorial realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) que conseguiu subsídio financeiro e técnico junto ao Programa Amigo de Valor do Banco Santander. O Serviço possibilita às crianças e adolescentes afastados do convívio familiar, garantia de direitos mantendo a convivência familiar e comunitária. O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora já acolheu sete crianças/adolescentes em família acolhedora e reduziu o número de instituições de acolhimento de duas para uma, reordenando os serviços da Proteção Social Especial de Alta Complexidade no município.

Palavras-chave: Acolhimento familiar; Convivência familiar e comunitária; Criança e adolescente; Política pública; Parcerias e meios de implementação.

Referência: Soares, G., Alves Neto, J., Porto, M., Paiva. M. (2024) Serviço de acolhimento em família acolhedora (SFA) em Ji-Paraná/RO: cenas da implementação, supervisão e resultados . IV SIMAF – Simpósio Internacional de Acolhimento Familiar. 61-78

Disponível Aqui

Outras publicações

Para sentipensar sobre a produção e a situação de vulnerabilidade

Por Simone Maria Hüning & Larissa Firmino

Leia mais »

Humilhação social – um problema político em psicologia

José Moura Gonçalves Filho

Leia mais »

Psicologia, formação de psicólogos e a escola: desafios contemporâneos

Flávia da Silva Ferreira Asbahr, Edna Martins e Beatriz Pinheiro Machado Mazzolini

Leia mais »