Vanessa Zanetti de Bem Quintão

Resumo: O presente trabalho objetiva analisar o discurso de direitos humanos nos relatos de psicólogas/os que atuam na rede de assistência social do município de Juiz de Fora – Minas Gerais, entendendo como tal discurso pode produzir práticas profissionais. Para tanto, foi desenvolvido um estudo de abordagem qualitativa nos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS) e nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. As/os dez (10) participantes da pesquisa foram selecionadas/os a partir de uma amostra de conveniência. Dentre as sete (07) psicólogas/os atuantes nos CREAS, apenas uma/um (01) profissional de cada equipamento foi selecionada/o para compor a amostra, perfazendo um total de quatro (04) profissionais. Quanto aos CRAS, foram selecionadas/os as/os seis (06) profissionais que desenvolviam todas as atividades preconizadas pelas diretrizes da política nacional de assistência social – PNAS. As/os participantes foram entrevistadas/os em seus locais de trabalho. Neste momento, a pesquisadora teve a oportunidade de se aproximar do campo e conhecer melhor as atividades desenvolvidas pelas/os profissionais, através da observação participante. Um diário de campo foi construído com o objetivo de ampliar e qualificar as informações e os eventos da observação, bem como a progressão da pesquisa. As entrevistas foram gravadas em áudio, transcritas e analisadas através do método de Análise do Discurso, cuja investigação genealógica procurou identificar as posições de sujeito, as condições de possibilidade dos enunciados e os saberes e poderes que sustentaram os jogos do discurso e seus efeitos de poder nas práticas psi desenvolvidas nas políticas socioassistenciais, partindo-se do pressuposto de que estas políticas, enquanto resposta do Estado às demandas sociais, podem assumir destaque na defesa e na promoção dos direitos humanos das/os usuárias/os ou reificarem exclusões e vulnerabilidades.

Palavras-Chave: Assistência Social; Direitos Humanos; Psicologia.

Referência: Quintão, Vanessa Zanetti de Bem (2015). Uma análise do discurso de direitos humanos que produz práticas profissionais de psicólogas/os na política pública de assistência social em Juiz de Fora.  Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

Disponível aqui

Outras publicações

Relação entre servidores/as contratados/as e concursados/as em serviços da assistência social: impactos sobre o trabalho

Fernanda de Jesus Ligeiro Braga; Mariana Prioli Cordeiro; Marcelo Afonso Ribeiro

Leia mais »

“Em nome da mãe”: performatividades e feminizações em um CRAS

Priscila Pavan Detoni, Paula Sandrine Machado e Henrique Caetano Nardi

Leia mais »