Ana Paula da Silva Dettmann, Elizabeth Maria Andrade Aragão e Lilian Rose Margotto 

Resumo: O cenário contemporâneo da Política Pública de Assistência Social é apresentado através da Psicologia Institucional, que direciona a uma certa visão da Psicologia sobre a Política de Assistência Social. O objetivo da presente pesquisa foi investigar a visão dos psicólogos sobre essa política e as práticas que eles próprios desenvolvem. Os depoimentos de onze psicólogos atuantes na Política e no Fórum de Trabalhadores do SUAS, investigados pela História Oral, apresentaram as práticas da Psicologia na Assistência Social, tendo sido destacada a questão do poder entremeado às estratégias biopolíticas de controle e resistências, que ora reproduzem normatizações, ora produzem linhas de fugas. Ainda, ressaltou a perspectiva da Clínica Ampliada com as possibilidades de transformação dos sujeitos e da sociedade, a partir de uma visão clínica e crítica da Psicologia e da Política de Assistência Social.

Palavras-chave: Psicologia, Assistência Social/SUAS, Clínica Ampliada 

Referência: Dettmann, Ana Paula da Silva, Aragão, Elizabeth Maria Andrade, & Margotto, Lilian Rose. (2016). Uma perspectiva da Clínica Ampliada: as práticas da Psicologia na Assistência Social. Fractal: Revista de Psicologia, 28(3), 362-369.

Disponível aqui

Outras publicações

Entre a benesse e o direito: as políticas de atendimento à população em situação de rua na América Latina

Fernanda Cavalcanti de Medeiros, Anna Carolina Vidal Matos, Esequiel Pagnussat e Isabel Maria Farias Fernandes Oliveira.

Leia mais »

PROTAGONISMO JUVENIL E MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS EM MEIO ABERTO: EXPERIÊNCIA EM OFICINAS TEMÁTICAS

Rafaela Rocha da Costa, Italo de Oliveira Guedes e Maria de Fatima Pereira Alberto

Leia mais »

ASSISTÊNCIA SOCIAL NAS PROPOSTAS FORMATIVAS DOS CURSOS DE PSICOLOGIA DO RECÔNCAVO BAIANO

Evelin Fonseca de Sales e Luane Neves Santos

Leia mais »