Instituto de Psicologia da USP tem nova diretoria

Novas formas de comunicação com diferentes segmentos da sociedade pautam gestão do IPUSP


A partir de 6 de julho de 2020, o Instituto de Psicologia da USP (IPUSP) conta com uma nova gestão. A professora Ana Maria Loffredo e o professor Gustavo Martineli Massola assumiram como diretora e vice-diretor da unidade pelos próximos 4 anos.

Realizada por meio de sistema eletrônico de votação e apuração, a eleição da chapa “Vastas fronteiras e mundos plurais” pela Congregação do IPUSP se deu em 26 de junho, e a designação no Diário Oficial do Estado de São Paulo foi publicada no dia 4 de julho.

Em seu plano de gestão, está a proposta central de dar maior ênfase na missão do IPUSP como local de reflexão crítica a fim de desenvolver ações nas áreas acadêmica, financeiro-administrativa e convívio institucional pautado no “incremento do teor democrático das relações sociais, por meio das peculiaridades da ação universitária, no âmbito dos processos decisórios internos do IP, da interação de seus integrantes com as instâncias da Universidade e da relação do IP com o espectro dos segmentos da sociedade”.

Os diretores também consideram a necessidade de encontrar alternativas aos desafios enfrentados pelo IPUSP durante e pós-pandemia da Covid-19, além de projetar e fortalecer o sistema de comunicação interno, a fim de “propiciar espaços diversificados de acolhimento e de discussão das demandas, especialmente necessários, frente ao ineditismo do momento em que nos encontramos”.

Quem são

Ana Maria Loffredo é livre-docente em “Metapsicologia freudiana” pela USP, ministra aulas desde 1975 e há 36 é professora do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento Humano e da Personalidade, orientadora e pesquisadora das áreas especificidades do modo de produção de conhecimento na psicanálise; questões proeminentes da clínica psicanalítica contemporânea; interfaces da psicanálise e sua implicação no âmbito da “Clínica extensa”. Entre 2014 e 2018 foi chefe de departamento no PSA. Ver mais…

Gustavo Martinelli Massola é livre-docente em “Psicologia Socioambiental” pela USP, é professor do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (PST), desde 2008. Atua na área de principalmente nos seguintes temas: enraizamento, apego e identidade de lugar, constituição psicossocial da identidade, psicologia social, crime e prisão. Foi chefe de departamento no PST entre 2019 e 2020. Ver mais…

Por Islaine Maciel
IP Comunica