PePsic está entre os 50 melhores portais do Ranking Web of Repositories

O ranking espanhol classifica repositórios institucionais e portais de revistas de todo o mundo

Portal de Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PePSIC), marcou a 44ª posição no Ranking Web of Repositores: Transparent Ranking: Portals of Journals by Google Scholar, dentre os maiores portais de acesso aberto do mundo em volume de documentos.

O PePSIC é uma fonte da Biblioteca Virtual em Saúde – Psicologia da União Latino-Americana de Entidades de Psicologia (BVS-Psi ULAPSI) e fruto da parceria entre Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB), Biblioteca Dante Moreira Leite do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e do Centro Latino Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde – BIREME, que cedeu a metodologia – Scientific Electronic Library Online (SciELO) – modelo de publicação eletrônica de periódicos para países em desenvolvimento.

Já o Ranking Web of Repositories é uma iniciativa do Cybermetrics Lab, grupo de pesquisa do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) da Espanha, que classifica repositórios institucionais e portais de revistas de todo o mundo de acordo com a sua presença na web, sendo elaborado semestralmente.

O Ranking existe desde 2008 e tem o objetivo de favorecer iniciativas de acesso aberto para a promoção da avaliação da produção científica apoiada no amplo uso de repositórios. O ranking adota como critérios de classificação de repositórios um conjunto de métricas que avaliam sua presença na web, seu impacto e seu uso, a partir de quatro indicadores: tamanho (size) do repositório na web, considerando o número de páginas disponíveis online, o que determina sua presença; quantidade de arquivos pdf disponíveis (rich files); visibilidade (visibility), que leva em conta o número de links externos recebidos pelo repositório, que determina impacto e uso e o número de itens indexados no banco de dados Google Scholar.
.
Fonte: Biblioteca Dante Moreira Leite, Ranking Web of Repositores, Égida