Professor Marcelo Afonso Ribeiro fala sobre relações psicossociais na Educação pós pandemia

Nesta segunda-feira (29) o Centro de Mídias SP (CMSP) recebeu o professor doutor da USP Marcelo Afonso Ribeiro, que falou com servidores da rede estadual sobre o convívio social do ponto de vista da psicologia neste período de pandemia. O secretário executivo de educação Haroldo Corrêa Rocha mediou a conversa. Os encontros com especialistas em saúde mental e emocional estão sendo promovidos pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP).

Para Marcelo, que também é pesquisador e coordenador do Centro de Psicologia Aplicada ao Trabalho, a pandemia é uma experiência inédita e que colocou em xeque dois pilares que dão segurança a vida, a saúde e ao trabalho, e mostrou que somos todos vulneráveis. “Todo mundo perdeu alguma coisa, todo mundo sacrificou alguma coisa, uns mais, outros menos.”

O professor explicou que, pelas várias experiências de confinamento e isolamento com fatores diversos e pessoas diferentes, não é possível fazer uma análise uniforme e homogênea do impacto psicossocial. “Obviamente falamos sobre uma projeção, mas cada um reage de uma maneira muito distinta. Às vezes a não consciência de que somos vulneráveis é que faz com que as pessoas tenham a vida desregrada na alimentação ou na não-prática de atividades físicas, por exemplo, que são elementos que compõe o emocional de cada um,” complementou o secretário executivo Haroldo Rocha.

Marcelo Afonso Ribeiro avaliou que para alguns alunos a situação atual pode ser considerada um aprendizado para a vida, mas alerta que para jovens que já não tinham grandes perspectivas para a futuro a pandemia pode resultar no abandono escolar. “Os alunos que estão na 3ª série do ensino médio estavam preparando este ano para concluir um ciclo de vida e vai ser uma conclusão totalmente diferente do que eles planejaram. Isso vai impactar, provavelmente, no que eles imaginavam para o ano seguinte.”

No chat do CMSP durante a transmissão professores da rede estadual aprovaram as ponderações do professor. “Ótima formação”, “Fala excelente para o momento”, “Momento de reflexão e oportunidade”, foram alguns dos comentários.