Programa de Tutoria Científica atrai calouros do IPUSP

tutorO Programa Tutoria Científico-Acadêmica abre oportunidades para alunos do primeiro ano em Psicologia conhecerem as atividades relacionadas à vida universitária – que envolve o ensino, a pesquisa e a extensão. O projeto faz parte da política de permanência e formação dos alunos, uma vez que serve como um incentivo financeiro, bem como científico. A exemplo, em 2015, o Instituto de Psicologia abrigou 40 alunos no projeto, o que representa mais da metade dos 70 ingressantes anuais do curso. Desses jovens, 15 receberam bolsa-auxílio, viabilizada pelo Programa Unificado de Bolsas de Estudos, enquanto 25 participaram como voluntários.

Criada em 2012 para toda a Universidade, a tutoria no IP desperta um grande interesse dos calouros, uma vez que dá a eles a chance de conhecerem mais a fundo os projetos de um professor e entrarem em contato com as diversas atividades desenvolvidas.

Ao final do projeto – que tem duração de 12 meses e é iniciado no segundo semestre do primeiro ano de graduação –, os alunos devem entregar um relatório sobre a experiência de trabalho, contendo as etapas do processo científico e quais impressões e  influências acadêmicas aquela prática gerou. Os primeiros resultados indicam que o Programa tem potencial para reduzir taxas de evasão e propiciar a inserção mais precoce em atividades de pesquisa.

Clique nas imagens para folhear as revistas psico.usp

Alfabetização – 2015, n. 1

É hora de falar sobre Gênero – 2016, n.2/3