Retorno às Atividades Presenciais no IPUSP

POSICIONAMENTO DO IPUSP

Em documento, a Congregação do Instituto de Psicologia da USP manifesta a preocupação com a saúde dos servidores não-docentes e solicita a manutenção da autonomia dos dirigentes de unidades para criar estratégias próprias para administrar o trabalho remoto ou presencial.  Além da Congregação, os Departamentos, Biblioteca, CEIP, estudantes e funcionários se mobilizaram e elaboraram documentos específicos.

Leia aqui os documentos:

COMPULSÓRIO
Gabinete da Reitoria amplia a flexibilização de atividades presenciaisO Grupo de Trabalho para a Elaboração do Plano de Readequação do Ano Acadêmico de 2020, designado pelo Gabinete da  Reitoria, estabelece o retorno compulsório dos servidores técnicos e administrativos às atividades presenciais. A partir do dia 6/11/2020, 20% dos servidores devem retornar ao trabalho in loco.
Leia aqui a  Atualização do Plano USP para o retorno gradual das atividades presenciais – sétimo documento

Reunião aberta no IPUSP
Em reunião no dia 4/11/2020, a direção e membros do Grupo Retorno IPUSP gravaram um vídeo convidando a comunidade para o encontro aberto do dia 9/11/2020. O evento tem a finalidade de discutir tanto o documento propositivo e circunstanciado produzido pela Congregação do Instituto e encaminhado para a Reitoria da USP sobre a inviabilidade do retorno às atividades presenciais quanto o Ofício de Resposta do ReitorClique na imagem para assistir ao vídeo

ORGANIZAÇÃO
O IPUSP vem se preparando para um possível retorno da comunidade às atividades presenciais. Ações para prevenir a contaminação do coronavírus estão sendo tomadas pelas Assistências Administrativa e Financeira. São medidas como reformas estruturais, aquisição de kits de higiene e de proteção, sinalização e outros materiais. Muitas providências foram tomadas entre elas:

  • Compra de termômetros para todos os blocos para aferição de temperatura;
  • Demarcação de solo para que se mantenha o distanciamento mínimo;
  • Instalação de dispenser automático de álcool gel próximo aos relógios de ponto;
  • Distribuição de dispenseres de álcool gel por toda Unidade para fácil acesso;
  • Mutirão de limpeza em todos os blocos;
  • Instalação de placas em todas as portaria falando da obrigatoriedade do uso de máscaras;
  • Instalação de placas educativas sobre as medidas de prevenção individual contra o Coronavírus por toda Unidade;

Obras:

  • Reforma do telhado do bloco G – em fase de finalização da reforma;
  • Reforma da parte elétrica do bloco A e F – foi realizada a troca de todas as caixas de energia dos blocos e adequação das ligações elétricas;
  • Reforma hidráulica do Biotério e laboratórios;
  • Demolição do reservatório condenado no bloco A: obra está acontecendo;
  • Reforma da rede hidráulica externa do IP: Primeira fase dessa reforma está acontecendo próximo ao bloco A e passarela central;
  • Adequações dos sistemas de combate à incêndio: obra está em andamento e foi iniciada pelo bloco B;
  • Serviços de Vidraçaria: feita troca de vidros quebrados por todo Instituto, exceto salas fechadas;
  • Serviço de troca de forro: foram trocados ou repostos forros em vários blocos do IP;

Algumas outras obras estão aguardando o resultado do processo licitatório como: contratação de serviços gerais de elétrica, reforma da sala 13 do bloco B, instalação das telas de proteção contra insetos,  troca de diversos refletores de iluminação externa do Instituto, etc.

Os contratos terceirizados estão com previsão de retomada das atividades a partir de 01.11, com o quadro normal de funcionários. Nos casos das empresas onde houveram demissões, essas estão contratando funcionários para reposição. A Administração já se manifestou no sentido de que todo o pessoal que foi demitido e trabalhava conosco seja readmitido.

Procedimentos de segurança

Foram organizados kits de higiene e de proteção individual, não só para nossa proteção, como para que possamos cuidar, também, com atenção e dedicação, de quem está ao nosso lado, em nossas vidas cotidianas.

Nesse contexto, o IP Comunica preparou um folder com as principais orientações  a fim de  deixar seu ambiente de trabalho livre de contaminação:

Veja mais algumas das recomendações da entidade para a retomada segura:

» Organize uma área de chegada disponibilizando álcool em gel para a limpeza das mãos e medidas para higienização das solas do sapato como um borrifador com álcool 70% ou tapete com desinfetante.

» Estabeleça uma nova quantidade máxima de pessoas no ambiente. No caso de comércio, se não houver um decreto na cidade estabelecendo a porcentagem de pessoas que podem ser atendidas num mesmo ambiente, estabeleça um cálculo levando em conta a necessidade de distanciamento de 1,5m entre as pessoas.

» Se a sua empresa for do comércio, invista em um sistema para aquisição de bilhetes de entrada on-line. Estabeleça um sistema de reserva (on-line, por telefone e/ou e- mail).

» Garanta a manutenção de fluxos separados de entrada e saída; e oriente o percurso nos espaços de forma unidirecional.

 Regras adaptáveis

Não é apenas a estrutura física que precisa ser adaptada ao momento pandêmico. A postura dos trabalhadores também é um fator importante que pode garantir a segurança no espaço de trabalho. Maria Paula Zajar, pós-graduada em gestão estratégica de negócios pela FGV, explica que é importante que as organizações se responsabilizem por influenciar o comportamento dos subordinados. “É preciso instalar uma mudança comportamental no sentido de facilitar e conscientizar os funcionários de como usar e respeitar o espaço e suas delimitações”.

Marcos Carvalho defende que é preciso criar um ambiente favorável aos novos comportamentos e às novas formas de trabalhar. “As pessoas precisam olhar para o novo cenário e serem incentivadas a atuar de um modo diferente.” Ou seja, deve-se criar novas estratégias, novas plataformas de reunião e de interação, por exemplo, para fomentar o distanciamento e prevenir o contágio.

Quanto às ações institucionais, o estudo da PwC aconselha novas políticas e culturas empáticas no ambiente de trabalho, incluindo a flexibilização de horários que priorizem as pessoas. “Leve em consideração não apenas o distanciamento físico, mas, também, as preocupações dos funcionários que, de repente, têm novas responsabilidades em casa ou têm preocupações de saúde”, recomenda o relatório.