 
													 
													Museu Virtual – LTG
A precisão dos resultados de levantamentos planialtimétricos, geodésicos e topográficos dependem da qualidade dos instrumentos empregados.
A Escola Politécnica da USP sempre dedicou-se muito na aquisição dos mais modernos equipamentos astronômicos, geodésicos e topográficos da época, para fins de garantir o mais alto nível possivel de ensino aos alunos, desde sua fundação em 1893, ainda antes de sua participação na constituição da Universidade de São Paulo – USP, em 1934.
O Museu Técnico do Laboratório de Topografia e Geodésia – LTG da Escola Politécnica pretende apresentar uma seleção dos instrumentos usados no ensino dos alunos ao longo dos anos e para os alunos de hoje, a evolução técnica/científica na construção dos instrumentos geodésicos e topográficos durante um século.
A elaboração do Museu Técnico da Escola Politécnica mostra também as contribuições do Dr. Heinrich Wild (1877 – 1951), Engenheiro Agrimensor de nacionalidade Suiça e genial construtor de teodolitos e níveis modernos e as inovações por ele criadas e realizadas através das fábricas na Alemanha e na Suiça.
Vale citar aqui seus princípios,
H. Wild, 1939:
- As novas construções de instrumentos não tem a finalidade de reduzir as tolerâncias, isto é, os erros resíduos toleráveis dos resultados da medição. 
- As exigências de altas precisões hoje são em parte exageradas. 
- Ao invés, as construções devem oferecer resultados: 
– de procedimento mais simples
– em tempo menor
– com menos esforços”
O consultor Engº Herbert Erwes colaborador deste Museu Técnico tem uma experiência prática no campo de quase 55 anos na operação de diversos tipos de instrumentos astronômicos, geodésicos e topográficos e também tem conhecimento de seus conceitos da construção e da fabricação trabalhando como Engenheiro Consultor nas empresas CASA WILD S.A. e WILD COMERCIAL LTDA., representante da fábrica WILD HEERBRUGG posteriormente LEICA no Brasil e hoje é um consultor independente.
Na Organização de vitrines e na criação das Fichas Descritivas dos instrumentos obtivemos a orientação do:
–     Museu de Equipamentos de Topografia
.     Vermessungstechnisches Museum – em Dortmund / Alemanha
O autor agradece com muito prazer aos colaboradores na realização desta obra:
aos professores que compõe o LTG :
    – Nicola Paciléo Netto ( Coordenador do Laboratório )
    – Denizar Blitzkow
    – Jorge Pimentel Cintra
    – Edvaldo Simões da Fonseca Júnior
    – Arildo Fernandes de Morais
    Aux. de Laboratório de Topografia e Geodésia do Depto. de Engª. de Transportes – PTR
    – Adalberto Moreira Mariano
    Técnico de Informática do Depto. de Engª. de Transportes – PTR
 
													 
													