PTR5003 – Fundamentos de Informações Espaciais
Professores Doutores. Edvaldo Simões da Fonseca Junior e Mariana Abrantes Giannotti
segunda‐feira das 09h00 às 12h00
Objetivos: Apresentar os conceitos fundamentais de Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Geodésia e Cartografia. – Fornecer ao aluno a competência mínima para acompanhar as disciplinas da Sub-Área de Informações Espaciais.
Justificativa: A área de Informações Espaciais abriga grande variedade de conceitos, métodos e tecnologias voltadas ao levantamento, modelagem e implantação de SIG´s, uso de imagens de sensoriamento remoto e de sistemas de posicionamento e controle para a engenharia. As fases de projeto, locação, execução e controle de obras de engenharia dependem fundamentalmente de um referencial e de uma base cartográfica.
A área de transportes se beneficia fundamentalmente dos sistemas de posicionamento e de SIG´s, para o controle e a operação de frotas e de imagens de sensores remotos para o planejamento urbano e de transportes. A disciplina se propõe a dar uma visão geral destes conceitos e apresentar os principais fundamentos que forneçam ao aluno de Engenharia de Transportes o necessário conhecimento para acompanhar as disciplinas específicas.
Conteúdo:
1. Conceitos básicos de Geodésia e Cartografia, com aplicação na Engenharia
2. Referenciais cartesianos terrestre e celeste; sistemas altimétricos
3. Georreferenciamento – NBR’s
4. Conceitos básicos de Sistemas Inteligentes de Transportes (ITS)
5. Introdução ao sistema de posicionamento por satélite GPS
6. Conceitos básicos de Sensoriamento Remoto orbital e sistemas sensores
7. Conceitos básicos de sistemas de informações geográficas
Objetivos: Apresentar uma revisão histórica da Geodesia e de seu desenvolvimento enfatizando as três fases fundamentais: esférica, elipsoidal e geoidal. Fornecer os conceitos relativos aos sistemas geodésicos de referência, à geometria do elipsóide e às altitudes científicas. Mostrar a revolução dos métodos espaciais em comparação à Geodesia clássica. Apresentar os referenciais cartesianos celestes e terrestre. Conceituar as observações aos quasares. Proporcionar os conhecimentos básicos para a obtenção da altitude ortométrica a partir de um modelo geoidal.
Justificativa: A Geodesia Geométrica ganhou uma nova ênfase com a Era Espacial. O posicionamento geodésico tri-dimensional e, em conseqüência, o estabelecimento de redes geodésicas de referência, podem ser conduzidos de maneira mais fácil através dos satélites artificiais. Daí a necessidade de enfatizar os conceitos geométricos de Geodesia a partir de uma visão voltada para moderna tecnologia das técnicas espaciais.
Conteúdo: Aspectos históricos: fase esférica, fase elipsoidal, fase geoidal. Geometria do elipsóide. Equação, raios de curvatura: secção meridiana e 1º vertical. Comprimento de um arco de elipse meridiana. Latitude geodésica e reduzida. Parâmetros do elipsóide: WGS-84, ITRF. Latitude e Longitude geodésicas. Transporte de coordenadas: fórmulas de Puissant. Poligonais eletrônicas do ponto de vista moderno: referência elipsoidal e plano topográfico local. Referência altimétrica: nível médio do mar e sua variação no tempo. Altitudes científicas, altitude ortométrica e altitude normal. Nivelamento geométrico. A gravimetria e o nivelamento geométrico. Sistema de altitude normal: vantagem e desvantagem. Obtenção da altitude a partir de um modelo geoidal e de observações GPS.