Professores
Professor Denizar Blitzkow
Possui graduação em Licenciatura do curso de Matemática (1970), mestrado em Ciências Geodésicas (1973) pela Universidade Federal do Paraná e doutorado em Geofísica pela Universidade de São Paulo (1986).
Em 2012, ele se aposentou do cargo professor titular do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, mas continua a ensinar e desenvolver pesquisa como professor convidado.
Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geodésia, atuando principalmente nos seguintes temas: geóide, gravimetria, posicionamento por satélite, referenciais cartesianos e sistemas de altitude.
(Texto informado pelo autor)
Professor Edvaldo Simões da Fonseca Junior
Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Engenharia de Transportes pela Escola Politécnica da USP (1996), com estágio na Universidade de Nottingham – Inglaterra (1995) e doutorado em Engenharia de Transportes pela Escola Politécnica da USP (2002), com estágio na Universidade de Calgary – Canadá (1999-2000).
Atualmente é professor Doutor 2 no Departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica da USP. Na área de pesquisa, tem larga experiência na área de Geodesia, atuando principalmente nos seguintes temas: GNSS, posicionamento por satélites, redes geodésicas, estações de monitoramento contínuo, navegação autônoma, controle de veículos e monitoramento de estruturas com instrumentos geodésicos.
Participa da orientação de estudantes de doutorado, mestrado, iniciação científica e também orienta estudantes do ensino médio de escolas publicas em um projeto de Pré-Iniciação Científica. Na área de ensino tem procurado adotar modernas técnicas de ensino para lidar com as necessidades dos novos estudantes. Desenvolve, juntamente com os monitores de disciplina, o aperfeiçoamento e modernização do material de aula e a conversão das apostilas para o formato digital adaptado para tablets.
Na área de extensão coordena um projeto que tem por objetivo a recuperação e valorização do acervo técnico de topografia e geodesia do LTG – Laboratório de Topografia e Geodesia da Escola Politécnica da USP. O projeto pretende identificar, descrever, catalogar, manter e recuperar os equipamentos integrantes do acervo para que possam contar a história do laboratório e da própria Escola Politécnica. Parte do acervo será utilizado didaticamente para despertar o interesse pelas ciências e pela engenharia de estudantes em diferentes níveis de formação.
(Texto informado pelo autor)
Professor Jorge Pimentel Cintra
* Professor do Museu Paulista, no Ipiranga, atuando principalmente na Curadoria das Coleções Cartográficas. Doutor (1985) em Engenharia Civil e Urbanismo pela Universidade de São Paulo.
Professor Titular na Área de Informações Espaciais (Topografia, Geodésia e Cartografia), na Escola Politécnica da USP, com a aula: Aplicação da Cartografia Digital à Cartografia Histórica. * Linhas de pesquisa:
História da cartografia no Brasil. Mapas e Território. Cartografia digital. Qualidade em cartografia. Editor associado do Boletim de Ciências Geodésicas e da Revista Brasileira de Cartografia.
* Membro e Diretor do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Agraciado com a Medalha do Mérito Cartográfico (Sociedade Brasileira de Cartografia); Medalha do Centenário e Colar de Varnhagen (IHGSP) e Colar Guilherme de Almeida (Câmara Municipal de São Paulo).
* Projetos de pesquisa:
1. A formação do território brasileiro
2. Coleções cartográficas do Museu Paulista
3 Território e caminhos coloniais 4. Caminhos da Independência
*** Contato: jpcintra@usp.br ***
Professor Flavio Guilherme Vaz de Almeida Filho
Professor Doutor em dedicação exclusiva (RDIDP) na Área de Informações Espaciais/Geodesia no Departamento de Engenharia de Transportes (PTR) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP.
Coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Transportes. Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Engenharia Elétrica/Telecomunicações pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2000), doutorado em Engenharia de Transportes – Informações Espaciais – pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e Ph.D. em Océan, Atmosphère et Surfaces Continentales pela Université Paul Sabatier – Toulouse III (UT3) – França.
Concluiu o doutorado co-tutela em julho 2009 obtendo o título em ambas universidades. Foi pesquisador pós-doutorando no CISLog – Centro de Inovação em Sistema Logísticos – Engenharia de Sistemas Logísticos da Escola Politécnica da USP, desenvolvendo pesquisa sobre a energia (combustível) consumida nos sistemas de transporte de carga brasileiros visando a redução das emissões de gases do efeito estufa (GEE) em rotas intermodais. Atuou como professor e Coordenador do Curso de Graduação de Ciência da Computação do Centro Universitário São Camilo por mais de 10 anos.
Suas áreas de atuação são: Eng. Transporte, Geodesia, Sistemas de Posicionamento por Satélite (GNSS) e estimativa de emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE).
(Texto informado pelo autor)
Professor Cleyton de Carvalho Carneiro
Professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) desde 2013. Formou-se Técnico em Geomática com ênfase em Sensoriamento Remoto pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará (CEFET-PA) em 2002.
Graduou-se em Geologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em 2003. Tornou-se Mestre em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 2005.
Obteve o título de Doutor em Geologia e Recursos Naturais pelo Instituto de Geociências da UNICAMP em 2010, com período supervisionado na Australian Commonwealth Scientific and Research Organization (CSIRO), na Austrália, em 2009. Concluiu o Pós-doutorado junto ao Instituto de Geociências da USP em 2014, tendo desenvolvido um período como Cientista Visitante no United States Geological Survey (USGS) nos Estados Unidos, em 2013.
Atua com Ciência de Dados e Geotecnologias aplicadas aos Recursos Naturais, com ênfase em petróleo. Está credenciado junto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral (PPGEMIN) e ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Naval e Oceânica (PPGEN). É um dos líderes do grupo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) Integrações Tecnológicas em Análises de Rochas e Fluidos (InTRA) desde 2017.
Colabora como Faculty Adviser do Capítulo Estudantil da Society of Petroleum Engineers (SPE) da USP desde 2015. Suas pesquisas incluem análise e visualização de bases de dados com múltiplas variáveis, e transformação digital envolvendo a caracterização integrada de rochas e fluidos, no âmbito das bacias sedimentares e reservatórios de óleo e gás.