21/05/21 Seminário online – Poesia visual camoniana e quinhentista

 

DATA: 21/maio/2021, 11h-13h (Portugal continental) / 7h-11h (Brasil)
Marcia Arruda Franco, Professora Associada de Literatura portuguesa da USP

Seminário Camoniano online no âmbito do projeto de investigação “Reescrever o séc. XVI”

Grupo de Investigação Poéticas em Língua Portuguesa (PLP)

RESUMO: A poesia visual foi cultivada ao longo da história da poesia ocidental. No Renascimento, os poemas figurados da antiguidade foram modelizados pela Imitatio. A tradição trovadoresca, por sua vez, cultivou uma série de poemas visuais, como labirintos, anagramas, acrósticos, poemas colunados sem prejuízo da vocalidade poética, alguns também cultivados na poesia camoniana. É possível propor uma antologia de textos visuais escritos por portugueses, no amplo século XVI.

Site: http://cehum.ilch.uminho.pt/events/482

 

Na sexta-feira, 21 de maio de 2021, decorreu o webinário, apresentado por Micaela Ramon (CEHUM, UMINHO) e com a oradora Márcia Arruda Franco (Grupo de Investigação POÉTICAS EM LÍNGUA PORTUGUESA, USP), dedicado à “Poesia visual camoniana e quinhentista, no âmbito do projeto de investigação “Reescrever o séc. XVI”.



Poesia visual camoniana e quinhentista
por Marcia Arruda Franco
Sexta-feira, dia 21 de maio de 2021
11h-13h (PT) / 7h-11h (BR)


Resumo:
“A poesia visual foi cultivada ao longo da história da poesia ocidental. No Renascimento, os poemas figurados da antiguidade foram modelizados pela Imitatio. A tradição trovadoresca, por sua vez, cultivou uma série de poemas visuais, como labirintos, anagramas, acrósticos, poemas colunados, sem prejuízo da vocalidade poética, alguns também cultivados na poesia camoniana. É possível propor uma antologia de textos visuais escritos por portugueses, no amplo século XVI.

Fonte: Site Luís de Camões

conteúdo relacionado