Site da USP
REMA – Núcleo de Ensino, Pesquisa e Assistência na Reabilitação de Mastectomizadas Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
FacebookInstagram
08/02/2022

COVID-19 vai continuar, mas o fim da pandemia está próximo.

Covid-19 no mundo:

O mundo está passando por uma enorme onda de infecção com a variante ômicron do SARS-CoV-2, vírus que causa a doença COVID-19.  Apesar da gravidade reduzida da doença, a grande onda de infecções omícrons significa que as internações hospitalares devido a infecção por essa nova variante do vírus estão aumentando em muitos países e aumentarão para o dobro ou mais em alguns países. Ao que tudo indica, mais de 50% do mundo terá sido infectado com ômicron entre o final de novembro de 2021 e o final de março de 2022.

Como estão os hospitais?

As exigências de controle de infecção aumentam as demandas dos hospitais. Além disso, um grande número de profissionais de saúde está testando positivo e são obrigados a ficar em quarentena, com isso o sistema de saúde está passando por dificuldade com o aumento das internações e a diminuição de profissionais de saúde para prestarem a assistência à saúde populacional.

O que fazer com a ômicron?

Pesquisadores sugerem que a intensidade de transmissão do ômicron é tão alta que as ações políticas tomadas nas próximas semanas terão impactos não tão expressivos no curso da onda ômicron, como por exemplo, aumentar o uso de máscaras, expandir a cobertura vacinal em pessoas que não foram vacinadas ou entregar terceiras doses de vacinas COVID-19.

É improvável que o aumento dos reforços da vacina COVID-19 ou a vacinação de pessoas que ainda não foram vacinadas tenha algum impacto relevante na onda ômicron porque, quando essas intervenções forem ampliadas, a onda ômicron estará em grande parte terminada. Porém ainda cabe reforçar a continuidade dos cuidados necessários para preservar a saúde da população que ainda não completou seu esquema vacinal até o momento.

O fim da pandemia está próximo?

Novas variantes do vírus SARS-CoV-2 certamente surgirão e algumas podem ser mais graves que a ômicron. A imunidade por infecção ou vacinação, diminuirá, criando oportunidades para a transmissão contínua do vírus. Dadas as especificações, os países devem esperar um aumento de transmissão nos meses de inverno.

Entretanto, os impactos da futura transmissão do vírus na saúde serão menores devido à ampla exposição anterior, as vacinas serão regularmente adaptadas a novas variantes, a chegada dos medicamentos antivirais e ao conhecimento da população sobre como se proteger, durante ondas futuras, usando máscaras de alta qualidade e distanciamento físico.

Assim, a COVID-19 se tornará outra doença recorrente que os sistemas de saúde e as sociedades terão que gerenciar.

Referências

LANCET. COVID-19 will continue but the end of the pandemic is near. Lancet, [S. l.], p. 1, 19 jan. 2022. Disponível em: www.thelancet.com. Acesso em: 8 fev. 2022.

Texto produzido pela graduanda em enfermagem: Milena Pereira da Mota

Orientadoras: