Site da USP
FacebookInstagram
\ Universidade de São Paulo - Sites > REMA (Núcleo de Ensino, Pesquisa e Assistência na Reabilitação de Mastectomizadas) == > Destaques > Estimativas para avaliação de linfedema: Confiabilidade e Validade das Medições de Extremidade

Estimativas para avaliação de linfedema: Confiabilidade e Validade das Medições de Extremidade

Um estudo que avalia a confiabilidade das medições de linfedema, publicado em 2021, traz que a medida do linfedema é necessária tanto para o diagnóstico precoce quanto para acompanhamento das mudanças de volume do linfedema, permitindo assim um tratamento precoce e a avaliação dos efeitos deste tratamento.

Há diferentes métodos para a medida e acompanhamento do linfedema, sendo os principais métodos utilizados o do deslocamento de água e o das medições de circunferências. Em primeiro lugar temos o método que é por meio do deslocamento de água, na qual o membro é submerso em um recipiente com água e é avaliado o deslocamento de água, que ainda sendo considerado de maior confiabilidade como medição, ainda assim, há muitas variáveis que precisam ser consideradas.

As medições com circunferência estão em segundo lugar e recentemente, foram desenvolvidas também tecnologias inovadoras para melhorar os desafios de medição associados ao linfedema. Mas sabe-se que em situações práticas esses parâmetros estão sujeitos a variações, devido à dificuldade de haver uma padronização e a dificuldade de o mesmo profissional atender sempre a mesma pessoa em situações clínicas.

Portanto, além de um método ser fácil, objetivo e preciso, é necessário que ele seja rápido. Até mesmo, se possível, ser aplicável para uso pessoal, podendo ser acompanhado o linfedema em sua própria residência e também, podendo aprimorar em melhorias nas possibilidades de diagnósticos.

 

 

Referência:

HOUWEN, Frans et al. Estimates for Assessment of Lymphedema: Reliability and Validity of Extremity Measurements. Lymphatic Research and Biology, 2021.

 

Texto produzido pela graduanda em enfermagem: Isabela de Souza Lima, Pâmela Roder e Sophia Formaggio Sanchez.

Colaboradoras:  Bárbara Motta P. Valente, Isabela Fonseca Silva, Isabela de Souza Lima e Pâmela Roder.

Orientadoras: 

Enfermeira Maria Antonieta Spinoso Prado

Profa. Dra. Marislei Sanches Panobianco

Profa. Dra. Thais de Oliveira Gozzo