Site da USP
FacebookInstagram

Redução nos exames de rastreamento de câncer no Brasil.

Desde meados de janeiro de 2020, o mundo vem enfrentando uma forte pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2). Apesar de já existirem algumas vacinas aprovadas para uso pela Anvisa, uma grande parcela da população brasileira ainda não está imunizada, tendo assim como única medida eficiente de prevenção o isolamento social. Entretanto, dados indicam que esse contexto trará futuros impactos no tratamento do câncer. 

Segundo o Ministério da Saúde o número de mamografias realizadas pelo SUS vem sofrendo uma queda contínua desde janeiro de 2020. As mamografias realizadas nos períodos de 2018 e 2019 somam 2,1 milhões; já as mamografias de janeiro de 2020 até julho do mesmo ano somaram apenas 1,1 milhão. E para pesquisadores o maior motivo que levou à queda das realizações de exames para prevenção e rastreamento do câncer se deu devido a pandemia de covid-19, visto que a grande parte das pessoas que realizariam os exames de rastreamento oncológico vão deixando de realizá-los por medo do contágio do novo coronavírus.

O câncer mais frequente nas mulheres é o câncer de mama, que têm como maior fonte de prevenção e rastreamento o exame mamográfico. No entanto, dados apontam que houve uma queda de 49,8% nos exames de mamografia e uma redução de 27,2% no diagnóstico do câncer de mama em todo o sistema público de saúde do Brasil desde o início da pandemia. E de acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, a redução nos números dos exames de mamografias irá prejudicar muitas mulheres, ocasionando assim um aumento do tumor e menor chance de cura e de uma sobrevida mais longa.

Portanto, reiteramos a importância da realização de exames de rastreamento oncológico, tal como o exame mamográfico para o câncer de mama, exame esse garantido pela lei  11.664/08 , que determina que o Sistema Único de Saúde (SUS) têm o dever de assegurar assistência integral à saúde da mulher, de modo que todas as mulheres a partir dos 40 anos tenham acesso à realização de exame mamográfico. 

 

 

REFERÊNCIAS:

Instituto Oncoguia. Diagnósticos de câncer despencam no Brasil durante pandemia. Disponível: <http://www.oncoguia.org.br/conteudo/diagnosticos-de-cancer-despencam-no-brasil-durante-pandemia/14372/42/>. Acesso em: 29 de março de 2021.

Sociedade Brasileira de Mastologia. Rastreamento mamográfico despenca no Brasil. Disponível em: <https://www.sbmastologia.com.br/noticias/rastreamento-mamografico-despenca-no-brasil/>. Acesso em: 29 de março de 2021. 

 

Trabalho realizado pela aluna: Isabela de Sousa Lima

Orientadoras:

Enfermeira Maria Antonieta Spinoso Prado

Profa. Dra. Marislei Sanches Panobianco

Profa. Dra. Thais de Oliveira Gozzo