Site da USP
FacebookInstagram
\ Universidade de São Paulo - Sites > REMA - Núcleo de Ensino, Pesquisa e Assistência na Reabilitação de Mastectomizadas == > Destaques > Uso de tintas de cabelo e alisadores químicos relacionados ao câncer de mama na população americana de mulheres negras e brancas.

Produtos como tintura de cabelo e alisadores são usados constantemente pelas mulheres. Esses produtos possuem inúmeras substâncias químicas; algumas dessas podem contribuir para aumentar o risco de câncer. Mais da metade das participantes de um estudo científico, realizado com mulheres que não tinham câncer de mama, mas tinham pelo menos uma irmã com histórico de câncer de mama, relatou o uso desses produtos. Aproximadamente três quartos das mulheres que eram negras relataram o uso de alisadores capilares no último ano. Produtos alisadores e escovas progressivas estão associados ao aumento do risco de câncer de mama. A associação do uso de tintura de cabelo com o câncer foi maior em mulheres negras.

O uso de tintura de cabelo é bastante comum. Produtos capilares possuem mais de 5000 componentes químicos, e alguns deles podem causar mudanças nas células do tecido da mama. Um estudo mostra que mulheres que fizeram uso de tintura até um ano atrás são oito vezes mais suscetíveis a alterações em suas células epiteliais da mama.

Tratamentos químicos que visam o alisamento dos cabelos, permanente ou não, contêm uma mistura de produtos químicos nas formulações que podem contribuir para o surgimento do câncer.

A composição dos produtos para cabelo varia, dependendo do público ao qual são direcionados, mulheres negras ou brancas. Produtos designados para mulheres negras costumam conter mais compostos que alteram o sistema de produção hormonal. Além disso, produtos de uso pessoal variam de acordo com a etnia e, portanto, as diferenças na exposição a substâncias químicas através de produtos para o cabelo podem contribuir com as diferenças na incidência do câncer de mama em mulheres brancas ou negras.

Foi encontrado que mulheres que usaram tinturas, produtos alisadores ou outros nos 12 meses anteriores à pesquisa, possuem elevado risco de câncer de mama. A associação com tintura de cabelo foi particularmente alta em mulheres negras, na qual foi observado 45% mais chances de desenvolver câncer de mama.  No geral, esses resultados apontam para a hipótese de que o uso de tintura e alisador de cabelo poderia influenciar no desenvolvimento do câncer da mama.

Também é possível verificar que produtos comercializados para mulheres negras são os que possuem maiores concentrações dos compostos que desregulam o sistema produtor de hormônios do corpo feminino.

Além disso, foi observado o aumento de 9% do risco para câncer de mama em mulheres que fazem uso de tintura e pouco ou nenhum risco para as que usam tonalizantes temporários.

Portanto, há estudos científicos que apontam que mulheres que fazem uso de alisadores de cabelo e tinturas possuem maior risco de desenvolverem câncer de mama devido às alterações nas células que os componentes desses produtos podem ocasionar no sistema hormonal. Também há evidências de que produtos comercializados para mulheres negras possuem maiores índices desses componentes, e por isso, mulheres negras são mais afetadas.

Texto produzido pelas graduandas em enfermagem: Sophia Formaggio Sanchez, Nathalia LuizaMatias Leite e  Mayumi Leticia Hojo.

Colaboradoras: Karina Sumi Fujito, Bárbara Motta P. Valente, Emily Mills, Patricia Mikawa , Letícia Martins Gaspar e Pamela Roder.

Orientadoras:

Enfermeira Maria Antonieta Spinoso Prado

Profa.  Dra. Marislei Sanches Panobianco

Profa. Dra. Thais de Oliveira Gozzo

Referência:

EBERLE, C.E et all. Hair dye and chemical straightener use and breast cancer risk in a large US population of black and white women. International Journal of Cancer, 2019.

Link para reportagem produzida pela Revista Glamour: https://revistaglamour.globo.com/Beleza/Saude/noticia/2019/12/produtos-quimicos-para-o-cabelo-e-alisamento-podem-causar-cancer-de-mama-segundo-estudo.html