R1

As atividades de desenvolvidas no primeiro ano da Residência:

  1. Módulo Teórico composto por disciplinas básicas das três áreas do campo da saúde coletiva: Epidemiologia, Ciências Sociais em Saúde, Política, Planejamento e Gestão. O objetivo das disciplinas não é aprofundar os conhecimentos específicos a cada área, o que será obtido ao longo do primeiro ano através da atuação no CSE/Butantã, mas fornecer conhecimentos básicos para iniciar as atividades. Neste sentido, trata-se de um módulo introdutório e balizador do conhecimento. As disciplinas do módulo teórico ocorrem no prédio da Faculdade de Medicina da USP e são ministradas por docentes do Departamento de Medicina Preventiva. Residentes Médicos e Multiprofissionais cursam as disciplinas do módulo teórico e espera-se que as atividades em grupo sejam realizadas por grupos multiprofissionais. As seguintes disciplinas compõem este módulo:
    1. História das políticas públicas de saúde: Prof. André Mota. Carga horária: 20h
    2. Introdução à Saúde Coletiva: Prof. Ricardo Teixeira. Carga horária: 24h (disciplina ministrada no CSE/Butantã junto com os residentes de medicina de família e comunidade)
    3. Políticas, Planejamento e Gestão: Profs. Alexandre Nemes e Marco Akerman, Carga horária: 32 horas (as aulas podem ser online ou em visita a serviços)
    4. Práticas de Prevenção e promoção: Prof. José Ricardo Ayres. Carga horária: 24h
    5. Educação interprofissional e Promoção da Saúde: Profa. Ana Claudia Germani. Carga horária: 24h
    6. Ciências Sociais em Saúde e Métodos qualitativos: Profas. Márcia Couto e Rosana Machin. Carga horária: 24h
    7. Bases da Epidemiologia: Medidas e Desenhos de estudo. Profa. Carolina Bonilla. Carga horária: 16h
    8. Diagnóstico de saúde das populações. Profa. Olinda Luiz. Carga horária: 12 horas
    9. Vigilância Epidemiológica. Profs. Expedito Luna e Gerusa Figueiredo. Carga horária: 12 horas
    10. Comunicação em Saúde. Curso ministrado em junho, no CSE, em conjunto com a Residência em Medicina de Família e Comunidade. Prof. Ricardo Teixeira, Carga horária: 16 h.
  2. Estágio no Centro de saúde escola Samuel Bramsley Pessoa (CSE/Butantã): As atividades práticas do primeiro ano estarão concentradas no CSE/Butantã. A imersão em um serviço objetiva uma ampla integração dos residentes com os profissionais e as atividades desenvolvidas, favorecendo uma prática profissional sustentada sob supervisão. As atividades no CSE são divididas em 3 eixos:
    1. Observação ou estágio de imersão: duração de 3 semanas. Consideramos este um momento crucial de entrada no serviço, quando os residentes (médicos e multiprpofissionais)  terão o primeiro contato sistematizado com o CSE, seus profissionais, pacientes, atividades e fluxos. Os residentes devem estar no CSE de segunda a sexta, das 8 às 17 horas (horário de funcionamento do centro) e, em duplas, farão observação sistemática de todos os setores que compõem o centro, entrevistarão profissionais dos diversos setores, farão reconhecimento dos fluxos, acompanharão atividades. Trata-se da primeira aproximação ao serviço e seus trabalhadores e usuários. Espera-se que ao final os residentes tenham um conhecimento amplo do CSE e estejam já integrado às equipes e profissionais. Neste período participarão de reuniões de equipe e, ao final deverão entregar um diagnóstico da unidade
    2. Eixo comum – Linhas de cuidado: os residentes serão distribuidos em 4 linhas de cuidado, onde permanecerão até o final do estágio. Em cada linha de cuidado os residentes deverão:
      1. Fazer um diagnóstico
      2. Elaborar um projeto a ser desenvolvido na linha durante o seu estágio, em conjunto com os profissionais e sob supervisão
      3. Definir indicadores e estratégia para avaliar a implementação/execução do projeto
      4. Executar o projeto, junto com a equipe da linha de cuidado
      5. Avaliar a execução/implementação
      6. Redigir o relatório final com todas as etapas
      7. Apresentar os resultados para a equipe do CSE e do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSPPara o desenvolvimento deste trabalho os residentes terão que lançar mão de conhecimento e técnicas epidemiológicas/quantitativas e qualitativas, ferramentas de gestão, articulação com outras áreas do CSE como a área de informação e vigilância, além de trabalharem em equipe e em conjunto com os profissionais do CSE. O projeto deverá abordar um tema considerado relevante para a Linha de Cuidado e para o serviço, e deve-se pensar na sua sustentabilidade após o término do estágio. Privilegiamos, desta forma, uma atuação integrada e que contribua efetivamente para as atividades do CSE.
    3. Eixo específico: no eixo específicos os residentes podem escolher uma maior concentração de atividades em duas áreas:
      1. Gestão: atividades serão desenvolvidas com o diretor do CSE, nos setores de vigilância e informação
      2. Assistência: atividades desenvolvidas com as equipes profissionais especializadas.
  3.  Eixo Integrador: atividade organizada em conjunto pelo Departamento de Medicina Preventiva, PROAHSA e CSE/Butantã. Ocorre sextas à tarde, das 14 às 16h, na faculdade de medicina, no CSE ou no PROAHSA. O programa muda anualmente a partir da definição de temas e convidados.
  4. Journal Club: Atividade ocorre sextas à tarde. Coordenada pela Professora Ana Maria Malik da Fundação Getúlio Vargas. As datas são definidas anualmente.

Os residentes que optam pela área de concentração em Saúde Coletiva permanecem no CSE até o final do R1. Os que optam pela área de concentração em administração em saúde desenvolvem atividades no PROAHSA a partir de outubro.