Residência Médica

O Programa de Residência Médica em Medicina Preventiva e Social é um programa de formação profissional especializada para atuação do médico no campo da saúde coletiva. O foco são atividades de planejamento e gestão em saúde, considerando os diferentes níveis de complexidade da rede, privilegiando a atenção primária em saúde, porta de entrada na rede de serviços de saúde. O programa sustenta-se teoricamente nos três eixos que compõem o campo da Saúde Coletiva – Epidemiologia, Ciências Sociais em Saúde, e Política, planejamento e gestão -, os quais fornecem os instrumentais necessários para a atuação profissional. Considerando a dimensão política e social que historicamente integra o campo da Saúde Coletiva, consideramos que é parte da formação do profissional médico especializado o conhecimento da história da saúde coletiva, da reforma sanitária brasileira, da formulação e implantação do Sistema Único de Saúde, reconhecendo os desafios, avanços e obstáculos.

Para além da dimensão política e social, acima mencionada, o Programa é estruturado em torno de atividades práticas que demandam o domínio de instrumentais e tecnologias de trabalho característicos ao campo da saúde coletiva. Desenvolver as habilidades necessárias para a utilização dos instrumentais e tecnologias constitui o centro de nossa proposta. Para que isso seja possível consideramos essencial uma imersão do médico residente em serviços de saúde, desenvolvendo e adotando uma postura profissional como parte integrante das equipes de saúde, espaço privilegiado para o aprendizado especializado. No campo serão trabalhados e aprofundados os conceitos e ferramentas epidemiológicos, de planejamento, execução, avaliação de projetos, gestão de serviços, diagnóstico e análise de situações de saúde, dentre outros.

Além do forte componente prático profissionalizante, integra o nosso programa um módulo teórico no início do R1. Neste módulo são fornecidos conhecimentos básicos, necessários para a entrada no serviço de saúde. Durante o primeiro ano da formação residentes médicos e multiprofissionais atuam em conjunto, compartilhando espaços de prática e integrando equipes multiprofissionais. As atividades práticas têm início após a conclusão do módulo teórico e se concentra no Centro de Saúde Escola Samuel Bramsley Pessoa (CSE/Butantã). Os residentes atuam no CSE desenvolvendo atividades profissionais sob supervisão, inseridos em linhas de cuidado, desenvolvendo atividades de gestão e assistência.

Em outubro os médicos residentes devem fazer a opção por uma das linhas de concentração – Saúde Coletiva ou Administração em Saúde.

Para aqueles que optam pela área de saúde coletiva o R2 é composto por estágios em distintos cenários de prática de gestão, como o Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Hospital das Clínicas, a Fundação Oncocentro do Estado de São Paulo, o Centro de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, o COSEMS, o Hospital Universitário. No último semestre ocorre o estágio profissionalizante que será estabelecido em função do interesse do residente e após estabelecimento de acordo com a Instituição.

Para aqueles que optam pela concentração em administração em saúde o R2 é composto por estágios e disciplinas ofertados e organizados pelo PROAHSA.

Ao final do curso os residentes devem entregar e apresentar oralmente o Trabalho de Conclusão da Residência com sistematização do trabalho desenvolvido no estágio profissionalizante.