BALBÚRDIA APRESENTA: Grupo de História, Teoria e Ensino de Ciências (GHTC)

Uma das reuniões do GHTC, de forma remota, em 28 de julho de 2021. Créditos: Imagem cedida pelo GHTC.

Rinoceronte de Dürer (1515), símbolo do GHTC.

Integrantes do GHTC

Walter Mota

16 de maio de 2022 | 10:00

Por: Integrantes do GHTC

O Grupo de História e Teoria da Ciência (GHTC) foi criado em 1991 pelo professor Roberto de Andrade Martins, no Instituto de Física "Gleb Wataghin", da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em 2010, o nome foi alterado para Grupo de História, Teoria e Ensino de Ciências, a fim de ressaltar as pesquisas na interface entre História da Ciência e Ensino que vinham sendo realizadas pelos membros do grupo. Nesse mesmo ano, com a aposentadoria do professor Roberto Martins, o GHTC passou a ser liderado pela professora Cibelle Celestino Silva, do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC-USP). Em 2022, o grupo passou a ser liderado pelo professor Breno Arsioli Moura, da Universidade Federal do ABC (UFABC).  O GHTC é composto por pesquisadores e alunos de universidades da região Sudeste e Nordeste.

Sala do Prof. Roberto Martins no IF da Unicamp, com Walmir Cardoso Thomazi (UFRJ/PUC) e Cibelle Celestino Silva (USP). Ao fundo, o símbolo do GHTC. Créditos: Foto cedida pelo GHTC.como criar loja

O quadro de orientadores do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências (PIEC-USP) conta com quatro professoras do GHTC. Além da professora Cibelle, Maria Elice Brzezinski Prestes (IB-USP), Thaís Cyrino de Mello Forato (UNIFESP-campus Diadema) e Lilian Al-Chueyr Pereira Martins (FFCLRP-USP). Outros quatro pesquisadores que integram o grupo são os(as) professores(as) Breno Arsioli Moura (UFABC), Juliana Hidalgo Ferreira (UFRN), Roberto de Andrade Martins (UNIFESP) e Walmir Thomazi Cardoso (HCTE-UFRJ; PUC-SP), ao passo que Gerda Maísa Jensen atua como pesquisadora (LaHBE-IB-USP).

Estudantes e pesquisadores do GHTC desenvolvem investigações em história da física, em história da biologia, em astronomia cultural e na interface entre história da ciência e educação científica, adotando uma pluralidade de métodos e abordagens. O grupo reúne hoje cerca de 40 estudantes de graduação e pós-graduação. Desde março de 2020, seus integrantes se reúnem em seminários virtuais mensais para concretizar a discussão de ideias, fomentar o diálogo e promover o intercâmbio sistemático entre todos.

Membros do GHTC no 1o Congresso do International History, Philosophy, and Science Teaching (IHPST) Group na América Latina, em Maresias, 2010. Da esquerda para direita: Roberto Martins, Lilian Martins, Juliana Hidalgo, Maria Elice Prestes, Cibelle Silva e Walmir Cardoso. Créditos: Foto cedida pelo GHTC.

Membros do GHTC no V Encontro da Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul (AFHIC) de 2006, em Florianópolis. Da esquerda para direita: Ana Paula Brito, Thaís Forato, Lilian Martins e Cibelle Silva. Créditos: Foto cedida pelo GHTC.

Gerda Maisa Jensen representando o GHTC no 1º International Congress on the History of Science in Education, em Portugal, 2019. Créditos: Foto cedida pelo GHTC.

Em 2021, o GHTC promoveu o Ciclo de Seminários Celebrativos dos 30 anos do grupo. Realizado em outubro deste ano, contou com palestras de quinze pesquisadores sêniores de história da ciência do Brasil e do exterior. As palestras foram gravadas e disponibilizadas no canal do YouTube do grupo (Canal de História, Teoria e Ensino de Ciências). No canal, também é possível assistir a vídeos contando um pouco mais sobre a sua história.

Essa e outras atividades, incluindo as publicações do grupo, estão disponíveis no site do GHTC, que foi inteiramente renovado para as celebrações de 2021. O site também dispõe de links para os seminários e palestras ministrados online pelos membros e para instituições, onde é possível fazer pesquisa e estudos em história da ciência no Brasil e no exterior, além de amplo conjunto de publicações e fontes da área.

Duas gerações da coordenação do GHTC: foto de 2008 da defesa de mestrado de Breno Arsioli Moura, e sua ex-orientadora, Cibelle Celestino Silva. Créditos: Foto cedida pelo GHTC.