Docentes: María Elena Infante-Malachias (EACH-USP)
Integrantes atuais do grupo: Aiala Silva Souza; Beatriz Maria Santos Macedo; Bruno Henrique da Silva Rosa; Fanley Bertoti da Cunha; Fernanda Santiago Zacharias Buys; Fernando Henrique Puertas Gonçalves; Jennifer Caroline de Sousa; Juliana Bertolazzi Fernandes; Juliano Carvalho Bento; Lucélia Aparecida Letta; Luis Carlos Mendonça de Queiroz; Marcio Alan Ferreira dos Anjos; Marina Pereira Reis; Michael Douglas da Silva Santos; Renata Fernandes Rodrigues.
Integrantes que fizeram parte do grupo: Alexandre Passos da Silva (In Memoriam); André de Castro C. Moreira; Amanda Cristina da Silva; Angélica de Luca; António Dégas M. N. Storelli; Bruno César Vieira; Clotilde M. S. da S. Bernal; Diana Borges dos Santos; Eric Campos V. de Castro; Herbert Gomes da Silva; Jacqueline Camargo N. Contreiras; Kêmeli Mamud; Renata H. Muniz dos Santos.
06 de agosto de 2024 | 10:00
Sou a professora María Elena, bióloga com pós-graduação pela Unicamp em Genética Molecular de insetos, mas, desde sempre, apaixonada pela educação. Em 1999, fui contratada pelo Instituto de Biociências da USP (IBUSP) para trabalhar na minha área de formação, a Genética, porém em 2005 entrei como docente na Escola de Artes Ciências e Humanidades (EACH) da USP, o que definiu meu retorno definitivo à Educação. Em 2008, me credenciei como orientadora no Programa Interunidades em Ensino de Ciências (PIEC) na área de Ensino de Biologia.
Com muita insegurança, assumi a minha primeira orientada de mestrado em fevereiro de 2009, a professora Jacqueline Camargo N. Contreiras que aceitou a ideia de começar a estudar o pensamento de um neurobiólogo chileno do qual nunca tinha ouvido falar, Humberto Maturana. Ela defendeu a dissertação em 2011 com o título “A sala de aula, o estar junto e a transformação sob a perspectiva da Biologia do Conhecer”. Em pouco tempo, recebi no mestrado um jovem e entusiasta pesquisador da Biologia do Conhecer, meu colega e atual professor da Universidade Federal da Bahia, Herbert Gomes da Silva. Essa feliz coincidência me fez no mesmo ano de 2009, criar o grupo chamado na época Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Biologia do Conhecer GPEnCiBiC, que teve como logo o desenho de Maturana e Varela de duas unidades autopoiéticas em acoplamento estrutural (se não sabe o que é isso, recomendamos que faça a disciplina de Maturana no PIEC - ECB5704 - Epistemologia Biológica de Humberto Maturana).
O grupo de pesquisa inicial foi registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq em 2012 e atualmente está em vias de ser renomeado junto ao diretório. Hoje a nossa sede é na EACH, mas já peregrinamos nos reunindo na Faculdade de Educação, no Instituto de Física, nas Bibliotecas, em algum café ou nas casas de cada um de nós. A quase totalidade dos membros do grupo são professores e lidam diariamente com os desafios da escola pública e, muitos deles são migrantes epistêmicos como a orientadora, eles vieram da Física, Química, Psicologia, Engenharia Elétrica, Genética, Biologia Celular e Imunologia entre outros caminhos andados e desandados, mas que favoreceram a construção de escolhas e desejos. Estudamos intensamente o pensamento trazido inicialmente por Francisco Varela e Humberto Maturana e fomos nos dando conta que a linguagem pode contribuir com novas formas de acoplamentos que contribuem para a mudança do mundo, ideia também amplamente defendida pelo patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire, na estreita relação linguagem-pensamento-mundo. Nos interessa uma pesquisa acadêmica de qualidade nas perguntas, objetivos, métodos e análises, mas, ela tem que estar enraizada no sujeito e com os dois pés no chão da realidade.
Dessa forma, fomos percebendo que a grande categoria que organizava a nossa busca de sentido como pessoas e como coletividade de professores pesquisadores é o Ser Humano. Em uma conversa informal, o professor Luis Carlos Mendonça de Queiroz, me sugeriu mudar o nome do grupo, ideia que foi amplamente acolhida. A Biologia do Conhecer é a nossa grande fonte de estudo e pesquisa para a Formação Humana, e além dos autores Maturana e Varela, dialogamos também com Paulo Freire, Bruno Latour, Martin Bubber, Jorge Larrosa entre outros.
A principal preocupação no nosso grupo de pesquisa é pensar sobre a importância da formação humana em uma perspectiva que podemos chamar de biológica, crítica e democrática tanto para a pesquisa acadêmica, quanto na formação de professores e, na educação em ciências. Nessa perspectiva e dentro do PIEC, o nosso grupo se vincula com as seguintes linhas de pesquisa: História, Filosofia e Cultura no Ensino de Ciências; Ensino-Aprendizagem de Ciências e Formação de Professores. Colaboramos com pesquisadores de universidades no Chile e na Espanha: Universidad Católica del Maule, Universidad de Valladolid e Universidad Autónoma de Madrid na publicação de pesquisas e, recentemente, estamos trabalhando em um projeto sobre o impacto da chamada Inteligência Artificial na Educação.
Neste momento, o grupo trabalha com três linhas principais para o ensino e a formação de professores: A relação entre natureza e cultura; O pensamento e práxis Freireanos e a Biologia do Conhecer de Maturana. As nossas reuniões são semanais e discutimos os temas de estudo, a elaboração e andamento dos projetos de pesquisa, preparação de qualificações e de defesas. O grupo conta com a participação de mestrandos, doutorandos, alunos de graduação e colegas que atuam em outras universidades e se formaram no PIEC. O convite é que após a finalização da pesquisa os integrantes, que desejarem, continuem participando das atividades e produções do grupo.
Os princípios que conduzem as nossas ações são a colaboração e a solidariedade. A comunicação e o apoio entre todas as pessoas que fazem parte, tornam o nosso grupo um espaço de acolhimento e respeito mútuo. As contribuições e orientações da profa. Dra. Jennifer Caroline de Sousa, atualmente docente da Universidade Federal de Lavras contribuiu muito com a qualidade dos projetos desenvolvidos no grupo. Todos podemos aprender e todos podemos ensinar e contribuir com as dúvidas, angústias e preocupações dos membros do grupo.
Para o nosso Grupo de Pesquisa – GPECFoH é uma alegria saber que agora a EACH faz parte das unidades que compõem o PIEC. Pretendemos continuar com o nosso compromisso de contribuir com pesquisas que questionem e impactem não só o ensino de ciências e a formação de professores, mas também a formação humana, a educação e os processos envolvidos, da sala da aula às questões políticas, em todos os níveis do nosso país.
Finalmente, agradecemos como grupo a todas as pessoas que estão, aos que chegaram agora e aos que estiveram conosco nesses anos de construção e reformulação do grupo, especialmente ao professor Alexandre Passos da Silva, o nosso querido Ale, In memoriam.