PIBID: Balbúrdia na Formação Docente

Formação de professores / Fonte: cleanpng.com

27 de março de 2020 | 12:00

Jones Baroni Ferreira de Menezes é docente vinculado ao curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação de Crateús/Universidade Estadual do Ceará. Coordenador de área do PIBID no subprojeto multidisciplinar Biologia/UAB (BioEaD/UECE/UAB).

Cotidianamente, ouvimos sobre a necessidade do melhoramento da qualidade do processo educacional brasileiro, sendo este um fator de inclusão social e desenvolvimento. É certo que, apesar de tímido e ainda não suficiente, o Brasil avançou nos indicadores educacionais. Tal avanço perpassa por diversos fatores, entre eles a formação de professores é ponto focal da apropriação da possibilidade de modificação da realidade escolar, impactando diretamente nos procedimentos didático-pedagógicos.

Contraditoriamente, Ghedin, Almeida e Leite (2008), afirmam que ainda há uma insuficiência na formação docente por ser, algumas vezes, aligeirada, não possibilitando os futures professores a (re)conhecerem as novas realidades e demandas, provocando os professores a assumirem novos papéis. Assim, emergiu a necessidade de novas políticas nacional de formação docente, de forma a “construir uma prática docente qualificada e de afirmação da identidade, da profissionalidade e da profissionalização dos professores” (GATTI, BARRETO, ANDRÉ, 2009, p. 49), entre elas o PIBID.

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que atende a uma parcela das licenciaturas, concedendo bolsas para alunos dos cursos de licenciatura, coordenadores e supervisores responsáveis pelo desenvolvimento do projeto, criado pelo Decreto nº 7.219/2010, propiciando fomentar a iniciação à docência e melhor qualificá-la, visando à melhoria do desempenho da educação básica.

Foi diante desse contexto, que o curso de Ciências Biológicas a distância, da Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil, decidiu adentrar no PIBID, vislumbrando a melhoria na qualificação dos professores que estão sendo formados, contribuir na formação continuada dos professores supervisores, conforme destaca Menezes e Silva (2017), além de aproximar-se com as escolas da região onde o curso é ofertado.

Destarte, desde setembro de 2018, 24 bolsistas de iniciação a docência (ID) estão atuando em escolas dos municípios cearenses de Jaguaribe e São Gonçalo do Amarante, realizando atividades de ensino e pesquisa no contexto escolar. Em vista disso, foi solicitado aos ID, através da plataforma online Mentimeter, que expressassem em três palavras o que o PIBID representou para eles. Ao final, foi construído uma nuvem de palavras que representassem esses sentimentos, conforme observado na figura 1.

Figura 1 – Palavras que representam o PIBID para os bolsistas de iniciação a docência do núcleo multidisciplinar Biologia/Química UAB/UECE. / Fonte: Elaborado pelo autor

Em maior destaque, observamos a palavras tais como: conhecimento, aprendizagem, experiência e desenvolvimento, circundadas por diversos outros termos que enlaçam-se e complementam-se com objetivo elementar do PIBID.

Este programa além de visar ao incentivo à formação docente em nível superior para a educação básica e contribuir para a valorização do magistério, tem por metas oportunizar os licenciandos se inserirem no cotidiano das escolas das redes públicas de ensino, propiciando e oportunizando novas experiências, aprendizagens e conhecimentos nas vertentes “metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem” (BRASIL, 2010, artigo 3º, inciso IV,), além de incentivar as próprias escolas e seus professores a tornarem-se co-formadores dos futuros docentes, investindo na articulação entre teoria e prática, “elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura” (BRASIL, 2010, artigo 3º, inciso VI).

Portanto, a inserção de futuros professores no dia-a-dia escolar possibilita balbúrdias que implicam diretamente em novas visões, novos saberes, novas experiências, modificação do processo de ensino, trazendo consigo uma diversificação de estratégias e recursos didático, propiciado a altivez e protagonismo do aluno, em um constante sentimento de (r)evolução.

Ficou interessado?

REFERÊNCIAS

BRASIL. DECRETO Nº 7.219, DE 24 DE JUNHO DE 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e dá outras providências. 2010.

GHEDIN, Evandro; ALMEIDA, Maria Isabel de; LEITE, Yoshie Ussami Ferrari. Formação de professores: caminhos e descaminhos da prática. Brasília: Liber Livro Editora, 2008.

GATTI, Bernardete Angelina; BARRETO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.

MENEZES, Jones Baroni Ferreira de; SILVA, Josefa Bento da. Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na formação continuada de professores supervisores. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 8, n. 2, p. 225-243, jul.-dez. 2017.