SIMCOL 2020
É com grande satisfação que apresentamos os Anais do VIII Simpósio Discente da Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (SIMCOL 2020). Realizado integralmente em formato virtual entre os dias 18 e 20 de novembro de 2020, o evento teve como tema central “Saúde Coletiva e Resistência: saberes e práticas em tempos de crise”, refletindo o contexto da pandemia de COVID-19 e os intensos desafios sociais, políticos e sanitários vivenciados naquele momento.
Diante da impossibilidade de encontros presenciais, o SIMCOL 2020 se reinventou no ambiente digital, promovendo um espaço de diálogo plural, interdisciplinar e democrático. A versão online do evento permitiu uma ampliação significativa da participação, reunindo estudantes, docentes, pesquisadores, profissionais da saúde, militantes de movimentos sociais e demais interessados na área da Saúde Coletiva, de diversas regiões do Brasil.
Os anais do evento reúnem os resumos expandidos e trabalhos completos apresentados nas modalidades de comunicação oral e pôster, organizados em quatro eixos temáticos que representam a diversidade e riqueza do campo da Saúde Coletiva:
- Eixo 1: Produção de cuidado, subjetividades e práticas em saúde
- Eixo 2: Determinantes sociais da saúde e desigualdades
- Eixo 3: Planejamento, avaliação e gestão em saúde
- Eixo 4: Saberes e práticas em saúde em tempos de pandemia
As produções apresentadas refletem a multiplicidade de olhares e abordagens teórico-metodológicas que caracterizam a pesquisa em Saúde Coletiva. Com base em diferentes contextos e realidades, os trabalhos abordam desde experiências concretas nos serviços de saúde até reflexões teóricas e análises críticas sobre políticas públicas, desigualdades sociais, práticas de cuidado e resistências cotidianas.
Além de fomentar a difusão do conhecimento científico produzido por discentes e jovens pesquisadores de todo o país, a publicação dos anais também busca valorizar a produção acadêmica engajada com a justiça social e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Agradecemos a todas as pessoas que contribuíram para a realização deste evento e para a construção dos anais: autores, avaliadores, debatedores, organizadores e participantes. Que esta publicação sirva como registro de um momento desafiador, mas também como um símbolo da potência do diálogo, da ciência crítica e da ação coletiva em defesa de uma saúde pública democrática e equitativa.