Pesquisadores responsáveis

Profa. Dra. Sarajane Marques Peres

LattesLinkedInORCIDDBLP

Professora Associada na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.

Professora-pesquisadora associada na Universidade de São Paulo, Sarajane Marques Peres possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá (1996), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Possui livre docência em Aprendizado de Máquina e Inteligência Computacional pela Universidade de São Paulo.

Atualmente trabalha em regime de dedicação exclusiva, com credenciamento pleno no Programa de Pós Graduação em Sistemas de Informação da USP. É membra do quadro de pesquisadores do C4AI – Center for Artificial Intelligence (USP/IBM/Fapesp), onde atua como pesquisadora principal no grupo KEML (Knowledge-Enhanced Machine Learning for Reasoning about Ocean Data). É vice-diretora do Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas (NAP). É membra do comitê gestor do Centro de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina da USP. Durante agosto de 2018 a dezembro de 2018 atuou como pesquisadora na Vrije Universiteit Amsterdam, nos Países Baixos, e durante janeiro de 2019 a junho de 2019 atuou como pesquisadora na Utrecht University, Países Baixos.

Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Computacional. Atualmente está pesquisando na área de Mineração de Processos, avaliação de Grandes Modelos de Linguagem e na interação homem-máquina usando robôs sociais. É autora do livro didático: Introdução à Mineração de Dados: com aplicações em R, publicado como parte da Série Elsevier – SBC. Foi tutora do grupo PET-Sistemas de Informação (Programa PET – Sesu/MEC) de 2010 a 2018.

Prof. Dr. Marcelo Fantinato

LattesLinkedInORCIDDBLP

Professor Associado na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.

Bacharel em Ciência da Computação (UEM, 1999), Mestre em Engenharia Elétrica (Unicamp, 2002), Doutor em Ciência da Computação (Unicamp, 2007) e Livre-docente em Informação e Tecnologia (USP, 2014). Recebeu o prêmio CPqD Excelência por seu esforço e comprometimento para a Fundação CPqD, onde atuou de 2001 a 2006, e o prêmio Motorola Bravo! pelo destacado trabalho em pesquisa e desenvolvimento na Motorola Brasil, onde atuou de 2006 a 2008. Possui certificação Green Belt no programa de melhoria de qualidade Six Sigma (Motorola, 2007). É Professor Associado 3 na Universidade de São Paulo (USP), na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), atuando no Bacharelado em Sistemas de Informação e no Programa de Pós-graduação em Sistemas de Informação. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, nível 2. Foi pesquisador convidado na Vrije Universiteit Amsterdam e na Utrecht University, Países Baixos, em 2018 e 2019. Destaque para dois de seus artigos publicados em coautoria: o artigo “Towards a privacy rule conceptual model for smart toys” embasou um estudo de caso em um memorando da Unicef de 2019 sobre IA e direitos infantis, enquanto o artigo “A study of privacy requirements for smart toys” embasou a Comissão de Segurança de Produtos do Consumidor dos EUA na atualização de 2020 do documento sobre diretrizes de determinação de idade. É parceiro associado da rede Ercis – European Research Center for Information Systems. Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Sistemas de Informação (PPgSI) da USP (2014-2018). Atualmente, é presidente da Comissão de Pós-Graduação (CPG) da EACH-USP e vice-coordenador da Câmara de Avaliação do Conselho de Pós-Graduação da USP. Participou da organização de vários eventos na área de sistemas de informação, com destaque para a coordenação geral do CBSoft 2011, coordenação geral do SBSI 2012, coordenação do comitê de programa do SBCARS 2012 e coordenação geral de workshops e simpósios internacionais. É editor associado do International Journal of Cooperative Information Systems e membro de comitê editorial de outros três periódicos internacionais, e foi co-editor convidado de seis edições especiais de periódicos internacionais e da revista Computação Brasil publicada pela Sociedade Brasileira de Computação. Já atuou como membro convidado de comitê de programa de mais de cem edições de diferentes conferências nacionais e internacionais na área de sistemas de informação. Principais linhas de pesquisa atuais são: gestão de processos de negócio (BPM) e mineração de processos, e robótica social e brinquedos inteligentes.

Pesquisadores associados

Profa. Dra. Mônica Sanches Yassuda

Professora Titular na Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.

Bacharel em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado (1994) e doutorado (1999) em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela Universidade da Flórida, Livre Docente pela USP (2011), Professora Titular (2017) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Atua no Bacharelado e no Mestrado em Gerontologia onde ensina e pesquisa temas relacionados à Psicologia do Envelhecimento, como: cognição e envelhecimento, memória, metamemória, treino cognitivo, demências, neuropsicologia geriátrica. Na EACH-USP, foi Coordenadora do Bacharelado em Gerontologia (2009-2013), Presidente da Comissão de Graduação (2011-2013) e Diretora (2018-2022). Foi Conselheira no Conselho Estadual do Idoso representando a Secretaria do Ensino Superior (2009-2011), Membro do Comitê Estadual de Referência em Saúde da Pessoa Idosa da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo. É orientadora na Pós Graduação em Gerontologia da EACH USP e da UNICAMP e em Neurologia da Faculdade de Medicina da USP. Foi pesquisadora responsável pelo Projeto Temático FAPESP 16/00084-8 “Estudo de seguimento das coortes de Campinas e de Ermelino Matarazzo do estudo FIBRA: preditores e desfechos da fragilidade em idosos no Brasil” (2018-2022). Atualmente, faz parte do Comitê Executivo do estudo LatAm-FINGERS, financiado pela Alzheimers Association que reúne 12 países latino-americanos e coordena o Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da EACH-USP.

Profa. Dra. Meire Cachioni

Professora Associada na Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.

Professora Associada da Universidade de São Paulo. Bacharel e Licenciada em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1989), Especialista em Gerontologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1995). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998), Doutora em Gerontologia pela Universidade Estadual de Campinas (2002), realizou estágio de pesquisa (bolsa Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo | FAPESP) no Instituto de Psicologia da Universidade de Salamanca, Espanha (2002). Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2007), Pós-Doutora em Gerontologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, Portugal (2021). Livre-docente pela Universidade de São Paulo (2012). Docente e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, desde 2010. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia | PPGer EACH USP (gestão 2014-2018 | gestão 2021-atual). Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia | PPGer EACH USP, (2018-2021). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia; 2021 a 2023. Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia | PPGer EACH USP, (2023-atual). Coordenadora da USP60+ EACH, desde 2006. Responsável pelo Projeto Ger@ções (Programa Aprender na Comunidade, Pró-Reitoria de Graduação USP | desde 2018). Coordena convênios internacionais acadêmicos e de pesquisa: EACH|USP/Brasil-Portugal: Instituto Politécnico de Coimbra | Escola Superior de Educação; Instituto Politécnico de Viana do Castelo | Escola Superior de Educação; Licenciatura em Educação Social Gerontológica, e Instituto Politécnico de Castelo Banco | Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Social. Pesquisadora colaboradora do Grupo de Investigação AgeingC | Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde | CINTESES, Universidade do Porto, Portugal. Pesquisadora do Laboratório de Investigação Médica em Envelhecimento | SLIM66 | FCM USP. Consultora da Política de Educação para o Envelhecimento do Estado de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação. Tem interesse nas áreas de psicologia do envelhecimento, gerontologia educacional, educação gerontológica, gerontecnologia, auto-avaliação de saúde-personalidade e envelhecimento.

Profa. Dra. Ruth Caldeira de Melo

Professora Associada na Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.

Professora Associada da Universidade de São Paulo, possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (2000). Na mesma instituição, obteve o título de mestre (2004) e doutora (2008) em Fisioterapia. Durante o período de doutoramento, realizou estágio (Doutorado “Sandwich” – bolsa SWE/CNPq) no “Integrative Physiology of Aging Laboratory” da “University of Colorado at Boulder – USA”, onde foi co-orientada pelo Prof. Dr. Douglas R. Seals. Nesse mesmo laboratório, participou como “research associate” em um projeto financiado pelo NIH (“National Institute of Health”). Atualmente é docente do curso de Gerontologia e orientadora do Programa de Pós-graduação em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH|USP). Atuou como coordenadora do referido Programa de Pós-Graduação entre os anos de 2018 e 2021, assumindo a vice-coordenação ao final do mandato como coordenadora. Em 2021, realizou estágio de pos-doutoramento em Gerontologia no Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sob supervisão da Profa. Dra. Anita Liberalesso Neri. Ainda em 2021, foi indicada como Egresso Destaque na Sociedade, referente ao período de defesa de tese de doutorado compreendido entre 2006 a 2020 no Programa de Pós Graduação em Fisioterapia da UFSCar, pela trajetória profissional e importante contribuição social. Tem experiência na área do Envelhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade física, desempenho-físico funcional, avaliação multidimensional do idoso, quedas, fragilidade e cuidados de longa duração. Mãe de três filhos (gêmeos com Transtorno do Espectro Autista e um neurotípico), esteve em licença maternidade em 2013 e 2016.

Prof. Dr. Patrick C. K. Hung

ProfileLinkedInORCIDDBLP

Pesquisador visitante na Universidade de São Paulo.

Dr. Patrick Hung trabalhou anteriormente com a Boeing Research and Technology em Seattle, Washington, em projetos de pesquisa relacionados a serviços de aviação. Ele possui duas patentes nos EUA sobre o Sistema de Tratamento de Exceções de Fluxo de Trabalho Dinâmico de Rede Móvel com a Boeing nos EUA. Atualmente, ele trabalha com a Faculdade de Inovação Tecnológica da Universidade Zayed em vários projetos de pesquisa de cidades inteligentes e segurança cibernética nos Emirados Árabes Unidos. Ele também é Pesquisador Visitante na Universidade de São Paulo, Brasil e na Universidade Tecnológica Nacional (UTN)-Santa Fé, Argentina. Ele publicou dois livros da Springer revisados ​​por pares, intitulados Mobile Services for Toy Computing e Computing in Smart Toys, em 2015 e 2017, respectivamente. Esses dois livros são dedicados aos brinquedos e à computação robótica, uma nova disciplina que explora como a tecnologia influencia e aprimora o desenvolvimento de brinquedos inteligentes e robôs companheiros. Ele também preside o minitrack Machine Learning, Robotic and Toy Computing e o simpósio Computing in Smart Toys na Hawaii International Conference on System Sciences (HICSS). Recentemente ele está trabalhando na ideia de pesquisa de robôs companheiros em veículos em Veículos Conectados e Autônomos (CAV).

Dra. Patrícia Bet

Pesquisadora de pós-doutorado na Universidade de São Paulo.

Graduada em Gerontologia pela Universidade Federal de São Carlos (2017). Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Bioengenharia da Universidade de São Paulo (2023). Mestre em Gerontologia – área de concentração: Gestão, Tecnologia e Inovação em Gerontologia pelo Programa de Pós-graduação em Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos (2019). Atualmente é Bolsista de Pós-doutorado Júnior do CNPq, atuando no projeto “Robôs sociais como recurso tecnológico para o letramento digital de idosos residentes em Instituições de Longa Permanência”. Associada e Segunda Secretária da Sociedade Brasileira de Gerontecnologia – SBGTec (2024/2026). Desenvolve pesquisas na área de Gerontecnologia.

Prof. Dr. Raul Benites Paradeda

Professor adjunto na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Pesquisador de pós-doutorado na Universidade de São Paulo

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pelotas (2004), mestrado em Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007) e doutorado em Engenharia Informática e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (2020). Professor adjunto na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Vem realizando pesquisas relacionadas a Computação Afetiva, Robótica social, Interação Humano-Robô/Agente, Agentes virtuais e personalização de sistemas computacionais e jogos baseado na identificação de traços de personalidade.

Alunos de graduação

Caio Vinícius Cunha Bernardo

Estudante de sistemas de informação, empolgado para contribuir com novas pesquisas e aprender sobre tópicos de Inteligência Artificial.

Enrico Lechar de Barros Aranha

Possui ensino médio integrado com técnico em Mecatrônica pela ETEC Getúlio Vargas (2022). Tem experiência na área de Sistemas de Informação.

Felipe Alves Ferreira

Possui graduação em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (2020).

Gilberto Serafim Dias de Araújo

Técnico em automação industrial e discente em sistemas de informação. Tem experiência na área de automação industrial, com ênfase em computação, inteligencia artifical e robótica.

João Paulo de Oliveira e Silva

Lattes – LinkedIn

Apresentação: Bacharelando em Sistemas de Informação, trabalho desde 2000 com programação. Iniciei com eletrônica onde atuei com eletrônica digital e programação de microcontroladores PIC, ATMEL e mais tarde com Arduino. Em 2011 fiz uma mudança de carreira onde me especializei em programação para dispositivos móveis (Android), o qual trabalho até hoje.

Ex-alunos

IMG-20240516-WA0013

Ana Clara das Neves Barreto

Lattes – LinkedIn

Estudante do curso de Sistemas de Informação na Universidade de São Paulo (USP). Atua na área de Ciência da Computação nos seguintes temas: ciência de dados, user experience/interface e interação do humano/computador/robô.

Augusto Zamora Sambé

Possui ensino médio (segundo grau) pelo Instituto Federal de tecnologia de São Paulo (2013).

Bruno Sanchez de Araújo

LattesLinkedInDBLP

Doutor pela Universidade de São Paulo.

Doutor em Sistemas de Informação – PPgSI – USP na área de Interação Humano-Computador. Mestre em Sistemas de Informação – PPgSI-USP na área de Reconhecimento de Padrões. Professor e Coordenador de Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas nas Faculdades Oswaldo Cruz.Concluiu MBA em Gestão de Tecnologia da Informação em 2014 na FIAP. Possui graduação em Sistemas de Informação – Faculdades Oswaldo Cruz (2010). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação. Atua como Analista de Sistemas.

Diana Verônica Portugal Churata

Mestre pela Universidade de São Paulo.

Possui graduação em Engenharia de Computação e Sistemas pela Universidad Nacional de San Antonio Abad del Cusco (Peru). Tem experiência na área de robótica e inteligência artificial. Mestre em sistemas de informação pela Universidade de São Paulo (SP-Brasil) e trabalha no projeto de pesquisa com o robô Robios.

Guilherme Fernandes da Costa

Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação.

Guilherme Sebastião Teodoro Júnior

Graduando em Sistemas de Informações pela Universidade de São Paulo, Campus EACH. Tem experiência na área de Ciência da Computação.

  • Matheus Rocha Santos
  • João Pedro Gonçalves Vilela
  • Giovanna Pedrino Belasco
  • João Victor Ferreira Araújo
  • Otávio Nunes Rosa
  • Matheus Ancelmo Bonfim Pita
  • Ana Paula Silva de Souza
  • Otavio de Paula Albuquerque
  • Fernanda Maria Pinheiro Amâncio