COMUNICAÇÃO E CRIANÇAS
A comunicação com a criança com surdocegueira precisa ser natural, contextualizada e estabelecida por meio de atividades organizadas com a finalidade de estruturar seu mundo,
Surdocegueira é um termo utilizado para descrever pessoas com privações sensoriais auditivas e sensoriais em diferentes intensidades, o que pode limitar suas atividades e participações no cotidiano. Devido a isso, a palavra “surdo-cego” foi abandonada por não se tratar apenas da soma de duas deficiências, mas de um quadro único que precisa de tratamento especial devido as dificuldades já enfrentadas pela pessoa para contatar e se inserir no mundo.
Em geral as pessoas com surdocegueira podem ser classificados em grupos distintos.
Surdocegueira total;
Surdez profunda associada a baixa visão;
Surdez severa associada a baixa visão;
Surdez moderada associada a baixa visão;
Surdez moderada associada a cegueira;
Pessoas com vários comprometimentos parciais de visão e audição.
Baixo Nível
Agrupa crianças, jovens e adultos que tenham comunicação para os aspectos básicos da vida, devido à complexidade das perdas nas vias perceptuais dos sentidos de distância para alcançar a “motivação cognitiva”. Ou seja, o comprometimento dos sentidos de distância (visão e audição) interferem no impulso ou desejo para interagir e aprender sobre o ambiente. Geralmente são pessoas que vão precisar de apoio de forma intensa.
Nível Médio
Agrupa crianças, jovens e adultos capazes de interessar-se pelo mundo usando os resíduos das vias perceptuais dos sentidos de distância (visão e audição). São capazes de generalizar estratégias para resolução de alguns problemas da vida cotidiana e de levar uma vida semi-independente.
Alto Nível
Agrupa pessoas comsurdocegueira sem comprometimento cognitivo e que demonstram estratégias de resolução de problemas e interesses. São capazes de levar uma vida e aprendizagem normal com o apoio de Tecnologia Assistiva.
Embora existam grupos heterogêneos de pessoas com surdocegueira, todas partilham o desafio de aprendizagem da comunicação e da superação das implicações decorrentes da combinação dos déficits da audição e visão.
A comunicação com a criança com surdocegueira precisa ser natural, contextualizada e estabelecida por meio de atividades organizadas com a finalidade de estruturar seu mundo,
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