USP Sustentabilidade Universidade de São Paulo
FacebookTwitterGoogle PlusYoutube
28/06/2018

1° Encontro Regional Sudeste da ANPPAS

1° Encontro Regional Sudeste da ANPPAS sobre Sustentabilidade e Interdisciplinaridade acontece em Setembro na EACH-USP

Pela primeira vez a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (ANPPAS) realizará um Encontro Regional no sudeste. O evento busca divulgar a produção de conhecimento e promover o debate sobre assuntos que contemplem a interação Ambiente e Sociedade, enfatizando problemáticas da região.

Com o tema “Sustentabilidade e Interdisciplinaridade: Avanços e desafios para o desenvolvimento”, o encontro contará com a participação de pesquisadores renomados em diversas áreas que contribuem para o enfrentamento de desafios da sustentabilidade: ar, água, terra, mudanças climáticas, energia, resíduos sólidos, mercado e sustentabilidade, e direito ambiental. Os eixos temáticos serão abordados tanto do ponto de vista de ciência e tecnologia quanto de governança e políticas públicas.

O encontro acontecerá de 26 a 28 de setembro de 2018 na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), na zona leste de São Paulo. A programação prevê palestras e mesas-redondas com os temas:

– Sustentabilidade e Interdisciplinaridade

– Água na macrometrópole e seus desafios

– Uso das terras e serviços ecossistêmicos: pesquisa e políticas públicas

– Mercado e sustentabilidade

– As cidades e as mudanças climáticas

– Energia e meio ambiente

Já confirmaram presença: Alexander Turra (IOUSP), Emilo Lébre La Rovere (UFRJ), Fabio Gonçalves Dias (IAG/USP), Leandro Luiz Giatti (FSP/USP), Pedro Leite da Silva Dias (IAG/USP), Ricardo Abramovay (FEA/USP), Ricardo Ribeiro Rodrigues (ESALQ/USP), Sergio Valdir Bajay (UNICAMP), Wagner Vilegas (UNESP).

Também estão previstas apresentações de trabalhos de pesquisadores, pós-graduandos e graduandos que forem aceitos pela organização. Para participar, os interessados deverão submeter seu trabalho a um dos Grupos de Trabalho (GT) a seguir:

– Poluição do Ar

– Políticas de controle poluição do ar

– Água, território, redes e governança

– Água, poluição e saneamento básico como vetores da sustentabilidade

– Poluição das águas costeiras e marinhas

– Biodiversidade e uso da Terra

– Biotecnologia e segurança alimentar

– Mudanças climáticas: adaptação e redução das vulnerabilidades em áreas urbanas

– Tecnologia de baixo carbono

– Estudos climáticos e paleoclimáticos

– Políticas e Planejamento Energético

– Desafios da energia renováveis para futuro energético do Brasil

– Consumo e Resíduos Sólidos: gestão e políticas para sustentabilidade

– Tecnologias de gerenciamento e tratamento dos resíduos

– Mercado e Sustentabilidade: Produção, regulação e o papel da ciência e tecnologia

– Direito Ambiental, sustentabilidade e os seus reflexos atuais

– Jovem Pesquisador (para alunos de graduação)

As apresentações podem ser de duas formas: oral ou pôster (GT Jovem Pesquisador). Se o interessado escolher apresentação oral, deverá submeter um artigo completo; se escolher pôster, deverá submeter um resumo expandido. Os alunos de graduação são encorajados a submeter seus trabalhos ao eixo Jovem Pesquisador na forma de resumo expandido e apresentação em pôster, porém podem escolher participar de outro GT, submetendo artigo completo para a apresentação oral. Os valores das inscrições estão apresentados na tabela abaixo:

DATA VENCIMENTO 1 DATA VENCIMENTO 2
Filiado Individual De 01/09/2018 a 10/09/2018 De 11/09/2018 a 28/09/2018
PROFESSORES/PESQUISADORES R$ 400,00 R$ 600,00
ALUNO DE GRADUAÇÃO R$ 100,00 R$ 150,00
ALUNO DE PÓS-GRADUAÇÃO R$ 200,00 R$ 300,00
Programas Filiados
PROFESSORES/PESQUISADORES R$ 400,00 R$ 600,00
ALUNO DE PÓS-GRADUAÇÃO R$ 200,00 R$ 300,00
Não Filiados
PROFESSORES/PESQUISADORES R$ 500,00 R$ 750,00
ALUNO DE GRADUAÇÃO R$ 100,00 R$ 150,00
ALUNO DE PÓS-GRADUAÇÃO R$ 300,00 R$ 400,00

A submissão de trabalhos poderá ser feita de 2 de julho a 17 de agosto no site do evento, a ser divulgado em breve. O site também trará a programação atualizada e outras informações sobre o evento, bem como informações sobre contato e acomodação. A lista de trabalhos aceitos será divulgada em 31 de agosto.

Organizações interessadas em apoiar o evento podem entrar em contato com a Comissão de Organização a fim de estabelecer a parceria. Para notícias sobre o site do evento e a programação atualizada, inscreva-se na nossa página do Facebook: https://www.facebook.com/1ANPPASSudeste/

A EACH fica na Av. Arlindo Béttio n° 1000, São Paulo-SP, com acesso para automóveis no portão da Rod. Ayrton Senna, km 17.

Conta também com acesso por transporte público pela estação USP-Leste da linha 12-Safira da CPTM.

Foto de Natalia Dourado_EACH/USP

————————

Contato: Flávia Noronha Dutra Ribeiro

Professora do curso de Gestão Ambiental e do programa de Pós-graduação em Sustentabilidade da EACH-USP.

Endereço comercial: Av. Arlindo Béttio, 1000, Vila Guaraciara, São Paulo – SP. Sala 210A, bloco A1.

Email: flaviaribeiro@usp.br

Telefone: (11) 98260-4062.