USP Sustentabilidade Universidade de São Paulo
FacebookTwitterGoogle PlusYoutube
11/08/2022

Tese do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade recebe prêmio de melhor tese na área de Ciências Ambientais no Prêmio CAPES de Tese de 2022.

Registro do dia da defesa da tese de Mariana em 05/03/2021.

A tese “Recuperação de recursos a partir do tratamento de esgotos: desafios, oportunidades e orientações para o planejamento e a implementação” de autoria de Mariana Cardoso Chrispim, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade com a orientação do Prof. Dr. Marcelo Antunes Nolasco, ganhou o prêmio de  melhor tese na área de Ciências Ambientais no Prêmio CAPES de Tese de 2022.

A tese teve como objetivo orientar o planejamento, o desenvolvimento tecnológico e de políticas públicas direcionados à recuperação de recursos em Estações de Tratamento de Esgotos (ETE) municipais de grandes cidades de países em desenvolvimento. Segundo a autora, a pesquisa apresenta uma base de conhecimento abrangente para gestores e tomadores de decisão no tratamento de esgotos propiciando uma melhor compreensão das soluções de recuperação de recursos e das ações necessárias para facilitar a implementação.

Lembramos que Mariana foi a primeira aluna aprovada em doutorado de dupla titulação na EACH/USP. A estudante Mariana Cardoso Chrispim conquistou os títulos de Doutorado em Ciências, pelo Programa de Sustentabilidade da Escola, e PhD in Engineering, pelo Programa Water Resources Engineering, da Universidade de Lund, Suécia.

Você pode ler mais informações sobre a pesquisa no banco de teses e dissertações da USP.