USP Sustentabilidade Universidade de São Paulo
FacebookTwitterGoogle PlusYoutube
08/10/2021

Tese do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade ganha Prêmio Tese Destaque USP- 10ª Edição

A tese “Geração de energia em uma nova célula a combustível microbiana: caracterização e dinâmica de comunidades microbianas utilizando matéria orgânica e amônia como doadores de elétrons”, de autoria de Vitor Cano, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade com a orientação do Prof. Dr. Marcelo Antunes Nolasco, ganhou o Prêmio Tese Destaque USP- 10ª Edição na Grande Área – Multidisciplinar.

É apresentada uma nova configuração de célula eletrogeradora microbiana, que foi desenvolvida para gerar energia a partir de efluentes agroindustriais.  A abordagem interdisciplinar – combinando biologia molecular, eletroquímica, bioquímica, engenharia química e ciência ambiental – aplicada na pesquisa permitiu novos avanços em processos bioeletroquímicos que dificilmente seriam obtidos numa investigação disciplinar. Em termos de aplicação, o projeto demonstrou uma estratégia para redução do custo total do sistema sem perda de desempenho. Além disso, a tese contribui principalmente para o alcance de três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS 6 (água potável e saneamento), promovendo disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos, na medida que apresenta o desenvolvimento de uma tecnologia inovadora para o tratamento de águas residuárias, tendo como um dos objetivos principais proteger a qualidade de água ao reduzir a carga de matéria orgânica e nitrogênio lançada em corpos d’água; ODS 7 (energia limpa e acessível), contribuindo para o acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos, em termos de produção constante e amplamente disponível, mas ainda pouco explorada: águas residuárias; e ODS 13 (ação contra a mudança global do clima) contribuindo com possibilidade de utilização de águas residuárias como fonte energética limpa, em especial no setor do bioetanol e mitigação de liberação de gases do efeito estufa em estações de tratamento convencionais ou em águas residuárias lançadas no ambiente sem tratamento.

A pesquisa é fruto de colaboração internacional com a Columbia University e contou com financiamento da Capes (bolsa de doutorado e do Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior – PDSE) e da Fapesp (Processo 17/24524-0): “Desenvolvimento de protótipo de célula combustível microbiana para a produção de bioeletricidade no tratamento de resíduos”, Programa Bioenergia (BIOEN) da FAPESP, para a aquisição de equipamentos e insumos.

Lembramos que a tese desenvolvida por Vitor também recebeu menção honrosa do Prêmio CAPES de Tese Edição 2021.

Você pode ler mais informações sobre a pesquisa na biblioteca virtual da FAPESP