Site da USP

Primeira Matrícula

Após a aprovação no processo seletivo o candidato deverá efetuar a primeira matrícula na Pós-Graduação como aluno regular, na Secretaria de Pós-Graduação, no período definido no edital de seleção.

Esta ocorrência deverá ser efetuada pelo próprio candidato ou por seu procurador.


 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES AOS DISCENTES

A legislação da Pós-Graduação encontra-se no Regulamento do Programa USP-IDPC no site www.dantepazzanese.org.br Substituir e, no Regimento de Pós-Graduação da USP no site www.usp.br/prpg.

Após ter efetuado a matrícula na Secretaria de Pós-Graduação (SPG) do IDPC, esta efetuará o cadastro do aluno no sistema Janus, tendo acesso ao código do usuário (nº USP) do discente. Este número que será sua identidade na Universidade de São Paulo.

Após obter o número USP, o aluno deverá providenciar o seguinte:

  • ACESSO AO SISTEMA JANUS

Por meio do site http://uspdigital.usp.br/janus _ clicar em acesso restrito _ primeiro acesso _ digitar o seu n° USP _ repetir os caracteres (quadro) _ solicitar o envio de uma senha.

Obs.: A senha será encaminhada para o e-mail informado na ficha de inscrição.

  • E-MAIL COM EXTENSÃO USP

É obrigatório, e todas as mensagens enviadas ao aluno serão encaminhadas por meio deste e-mail institucional.  Para isso acessar o site http://pedidoemail.usp.br. Entrar no sistema, usar o número USP e a senha cadastrada no sistema Janus. Após a criação do e-mail, informá-lo à Secretaria de Pós-Graduação do IDPC, cpg@dantepazzanese.org.br

  • CARTÃO DE IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO

O aluno deve solicitá-lo após possuir o número USP, por meio do site http://uspdigital.usp.br/janus _ clicar em cartão USP _ anexar  uma foto digitalizada. O aluno será avisado, pelo seu e-mail, quando o cartão estiver disponível na SPG do IDPC.

No site http://uspdigital.usp.br/janus, o aluno pode acompanhar sua “vida acadêmica”, na “ficha do aluno”, onde constam: conceitos e frequência nas Disciplinas cursadas; número de créditos concluídos; prazos para a inscrição e realização do Exame de Qualificação (EQ); data limite para depósito da Tese, etc. Consultar a sua “ficha de aluno” frequentemente.

A matrícula deve ser realizada pelo aluno semestralmente, através do site http://uspdigital.usp.br/janus, podendo a mesma ocorrer em Disciplina(s) ou em acompanhamento.

O pedido de cancelamento de matrícula em Disciplina deve ser solicitado pelo aluno através do Sistema Janus, com a concordância do Orientador  no site http://uspdigital.usp.br/janus, conforme prazos definidos pela CPG.

O aluno estrangeiro deve renovar o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) nos prazos determinados pela Polícia Federal e entregar cópia do protocolo na SPG, a cada renovação, pois, o mesmo não pode estar matriculado, nem permanecer no país sem possuir o visto regular.

Salientamos que o não comprimento de qualquer prazo da Pós-Graduação pode acarretar o desligamento automático do aluno, conforme disposto no Artigo 54 do Regimento de Pós-Graduação da USP.

Os formulários: para solicitação de aproveitamento de créditos cursados como aluno especial, ou obtidos fora da USP ou para mudança de orientador e outros, encontram-se aqui, estes que deverão, se pertinente, ser utilizados durante o curso de Doutorado.

Documentos como: declaração de matrícula e “ficha do aluno” podem ser obtidos por meio do Sistema Janus ou solicitados na Secretaria de Pós-Graduação pelo e-mail:  cpg@dantepazzanese.org.br

E-mails não são legalmente considerados provas documentais. Dirija-se à SPG para regularizar seus documentos, oficializar decisões, atendendo às finalidades necessárias.