Prof. Dr. Carlos Eduardo Cugnasca

Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1980), mestrado (1987), doutorado (1992) e Livre-Docência em Engenharia Elétrica na área de em Tecnologia da Informação no Agronegócio e Ambiente (2002) pela mesma Escola. É professor do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo desde 1988, ocupando o cargo de Professor Associado 3. Ministra disciplinas de graduação, pós-graduação e extensão, e é orientador de doutorado e mestrado no Programa de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da USP, área de concentração Engenharia de Computação (avaliação CAPES: 6), e do Programa de Engenharia de Sistemas Logísticos, tendo orientado doutores, mestres, bolsistas de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso de graduação e de especialização. Foi vice-coordenador do Programa de Doutorado Interinstitucional entre USP e Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). É vice-coordenador do Programa de Mestrado em Engenharia de Sistemas Logísticos da Escola Politécnica da USP. É professor dos Cursos de Especialização: Logística Empresarial da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, Direito e Tecnologia da Informação (e também vice-coordenador) e MBA USP em Sustentabilidade do Programa de Educação continuada da Escola Politécnica da USP. É Coordenador de Extensão, membro eleito do Conselho Departamental e da Congregação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Eleito Vice-Chefe do Departamento Engenharia de Computação e Sistemas Digitais para o biênio 2016-2018 e Presidente da Comissão de Cultura e Extensão da Escola Politécnica da USP (2017-2018). É assessor ad hoc de diversas instituições, como: FAPESP, CNPq, EMBRAPA, FINEP, CAPES, SCTDE-SP, FACEPE, Centro Incubador de Empresas Tecnológicas da USP. Membro do corpo diretor da Associação Brasileira de Agroinformática (SBIAgro), membro comissão normatização da Associação Brasileira de Normas Técnicas e membro da Força-Tarefa ISOBUS Brasil. Foi editor da Revista Brasileira de Agroinformática e é assessor de diversas revistas científicas, como Computers and Electronics in Agriculture, Precision Agriculture, Biosystems Engineering, Sensors, IEEE Latim América, AFRICON, Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Controle & Automação e RITEC. É coautor de diversos livros e capítulos de livros no Brasil e exterior, coautor de patentes, possui mais de 200 artigos e trabalhos publicados, alguns recebendo premiação no Brasil e no exterior, e ministra com frequência palestras relacionadas às suas áreas de pesquisa. Tem experiência em pesquisa e desenvolvimento na área de Engenharia Elétrica e de Computação, com ênfase na aplicação da Tecnologia da Informação e Comunicação no agronegócio e ambiente, em particular envolvendo os seguintes temas: agricultura de precisão, eletrônica embarcada em máquinas agrícolas, redes de sensores sem fio, redes de controle, controle de ambientes, instrumentação inteligente e computação pervasiva, Internet da Coisas e logística agroindustrial. É coordenador do grupo de pesquisa de sua instituição desde 1989, o Laboratório de Automação Agrícola, e vem coordenando e participando em projetos de pesquisa multidisciplinares, envolvendo diversas instituições, como ESALQ-USP, CTC/Copersucar, Instituto de Biociências da USP, IAPAR, UFMT e Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC), sendo fontes de financiamento frequentes o CNPq, a FINEP, a FAPESP, a FAPEMAT, e ITL/SEST/SENAT. Coordenador do Subgrupo de Redes de sensores aplicadas à agro biodiversidade do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Biodiversidade e Computação da USP. (Texto informado pelo autor)