Curso de especialização “Planejamento e Gestão de Cidades

O curso busca apresentar conteúdos que forneçam os elementos técnicos de forma integrada e com abordagem multidisciplinar para a capacitação em planejamento e gestão de cidades. Busca ainda preparar profissionais de diferentes áreas e experiências para identificar desafios e oportunidades para as cidades considerando diferentes cenários urbanos. A carga horária do curso é de 420 horas sendo 360 horas referentes a 12 disciplinas e 60 horas a uma monografia, tendo uma duração total de 2 anos. A primeira turma iniciou o programa em fevereiro de 2014. Uma nova turma tem iniciado anualmente o curso sendo que a quinta teve inicio em fevereiro de 2018. O curso é oferecido por meio do PECE – Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da USP (Planejamento e Gestão de Cidades).

Disciplina de difusão “Planejamento e Gestão de Megacidades: uma síntese

A disciplina foi organizada em dez aulas especialmente planejadas para abarcar os principais temas ligados à gestão urbana, com ênfase em governança e governabilidade como base de estruturas de cooperação, construção de consensos e parcerias no cenário urbano. A disciplina se destinou a profissionais da área pública e privada interessados na aproximação com técnicas e exemplos práticos de gestão das questões urbanas. Houve dois oferecimentos desta disciplina, um em 2013 e outro em 2014 por meio do PECE – Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da USP (Planejamento e Gestão de Megacidades: uma síntese).