Programa de Pós-Graduação Interunidades – Sistemas Integrados em Alimentos
Histórico e Visão do Programa
A área de alimentos é estratégica para o país, representando cerca de 10% do PIB nacional. Nesse contexto, a produção e processamento de alimentos são fatores chave para o crescimento deste setor. Além disso, o consumo alimentar é um dos principais fatores que afeta a saúde da população, sendo que a má alimentação está associada com a crescente incidência no Brasil de doenças crônicas, como as cardiovasculares, obesidade, diabetes e câncer. Tradicionalmente, a área que contempla o estudo do alimento em suas diversas facetas é denominada de Ciência de Alimentos, e seu caráter é multidisciplinar, na medida em que envolve diferentes profissionais não somente de Ciência, Tecnologia e Engenharia de Alimentos, mas também Agrônomos, Farmacêuticos, Químicos, Biólogos, Médicos Veterinários, Zootecnistas, entre outros.
A despeito do destacado impacto da produção científica da USP na área e da formação de recursos humanos altamente qualificados, os desafios da área de Ciência de Alimentos são cada vez mais complexos e incluem a necessidade de produção contínua de alimentos, de forma sustentável, com minimização de desperdícios e cujo consumo afete positivamente a saúde da população em expansão e em processo de envelhecimento. Desafio muito complexo e, de forma mais recente, pode ser exemplificado pela crise da Pandemia do Covid-19. De fato, esta Pandemia representa problema atual para o qual também a área de Ciência de Alimentos deverá reagir, face ao risco, ainda, de novos surtos virais. A solução para tais desafios crônicos e agudos demanda uma abordagem genuinamente multidisciplinar, por meio da combinação de competências complementares, e de maneira que não se limite ao intercâmbio de pesquisadores ou realização de projetos individuais com colaboradores eventuais. Ao mesmo tempo, a sustentabilidade e o pleno aproveitamento da capacidade de pesquisa resultante dessa reconfiguração demandam a formação de recursos humanos qualificados capazes de transitar nas diferentes subáreas ou especialidades da Ciência de Alimentos, bem como de articular o conhecimento necessário para solução de problemas mais
complexos. Nesse sentido, os programas de pós-graduação são de crucial importância para atender a demanda de formação de recursos humanos de elevada qualidade, pois os mestres e doutores formados por eles deverão ser capazes de atuar em um contexto mais desafiador. Assim, a evolução da área depende da capacidade de adaptação de seus programas de pós-graduação e da superação de limitações impostas por um modelo de organização forjado em um contexto histórico distinto e baseado em áreas de conhecimento estanques.
Os três antigos PPGs da USP da área de Ciência de Alimentos apresentavam vocações específicas e complementares. O PPG-CTA focava na produção, pré-processamento e processamento de alimentos e bebidas. No PPG-EA, focava-se nas matérias-primas, insumos, embalagens, produtos alimentícios e bebidas em geral e outras substâncias químicas ou produtos biológicos associados ao pré-processamento, engenharia de processos, processamento e conservação dos alimentos, além do tratamento e aproveitamento de resíduos ou coprodutos agroindustriais. Já no PPG-CA, focava-se a composição dos alimentos e efeitos de seus constituintes na saúde humana. Portanto, a USP dispõe atualmente do PPG Sistemas Integrados em Alimentos que cobre toda a cadeia alimentícia, que vai da produção dos alimentos, passando por seu processamento e chegando à mesa do consumidor, afetando sua saúde.
Assim, o PPG Sistemas Integrados em Alimentos da USP cria uma plataforma de ensino e pesquisa na área de Ciência de Alimentos mais robusta, cobrindo as várias facetas da produção, processamento e consumo de alimentos, com maior massa crítica e capaz de se articular, interna e externamente, para conduzir pesquisas mais sofisticadas e profundas, de maior impacto científico e social. Além disso, tal perspectiva permite antever que Mestres e Doutores formados nesse contexto deverão desenvolver visão mais ampla sobre a Ciência de Alimentos, o que também trará impactos positivos para o setor de alimentos, tanto do ponto de vista econômico como de saúde. Portanto, o PPG Sistemas Integrados em Alimentos visa desenvolver o potencial da Pós-Graduação na área de alimentos na USP em uma nova direção, e que poderá ter reflexos no Brasil ao propor visão de transversalidade e multiconexões à alternativa atual de segmentação em especialidades.