NOSSO TIME
Desde 2015 trabalha como Professora Doutora no Departamento de Psicologia Experimental (PSE) do Instituto de Psicologia (IP) da Universidade de São Paulo (USP), Brasil. Fez graduação em Ciências Humanas (2004), e mestrado (2006) e doutorado (2010) em Antropologia com especialização em Etologia Humana na Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Charles, Praga, República Tcheca. Entre 2010 e 2015 fez pós doutorado no Centro de Estudos Teóricos, centro de pesquisa junto a Academia de Ciências da Republica Tcheca e Universidade Charles. A principal área de investigação é a Etologia Humana e Psicologia Evolucionista, com o intuito de esudar aspectos psicobiológicos e culturais da sexualidade humana, especificamente a orientação sexual, ciúme, relacionamentos consensualmente não monogâmicos, preferências por parceiros casuais ou estáveis, alterações de aparência, e outros. A maioria da pesquisa dela é quantitativa e intercultural. É membro da Human Behavior and Evolution Society (HBES), International Society for Human Ethology (ISHE), International Academy for Sex Research (IASR), Núcleo de Pesquisa e Divulgação em Evolução Humana do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, e é editora associada as revistas Personality and Individual Differences e Heliyon.
Marco é biólogo (UNESP), mestre e doutor em Psicologia Experimental (IP-USP) com pós-doutorados em Genética Comportamental e em Psicologia Evolucionista (IP-USP). Fez doutorado sanduíche na McMaster University, Canadá. Foi pesquisador/professor visitante no IP-USP, na FAAP, no Centro de Estudos Teóricos (Charles University, República Tcheca), e na Psicologia da Universidad de Santiago de Chile, e foi professor substituto no Instituto de Psicologia da UnB. É editor no Frontiers in Psychology, no Heliyon, e membro do Núcleo de Pesquisa e Divulgação em Evolução Humana (IEA-USP). Publicou dois livros internacionais coeditados, 22 capítulos, e 87 artigos em 37 periódicos. Recebeu prêmios nacionais (Jovem Etólogo; Menção Honrosa – SBEt), e internacionais (Ig Nobel ‘Economics Prize’ 2020; ‘The Margo Wilson Award’; ‘Editor’s Choice Award for Evolutionary Psychology’). Pesquisa sobre estratégias sexuais, preferências e escolhas de parceiros, diferenças sexuais e individuais, mal-entendidos, antropomorfismo, interesses vocacionais, música, artes, paleoestética, cronotipo e a pandemia de COVID-19. Possui no ScienceBlogs Brasil o blog de divulgação científica MARCO EVOLUTIVO – Evolução e Comportamento Humano e foi repórter de Ciência e Saúde freelancer para empresas como Folha de S.Paulo e Natura. É pesquisador associado e co-fundador do Behavior, Evolution and Sexuality Lab no IPUSP. É casado com a Profa. Jaroslava Varella Valentova, e juntos têm dois filhos: a Alice e o Bernardo.
https://www.instagram.com/marcoacvarella
https://scholar.google.com/citations?user=Lj2FLV4AAAAJ&hl=en
http://lattes.cnpq.br/8829511200588111
https://www.linkedin.com/in/marco-antonio-correa-varella-ph-d-08b7442b/
http://scienceblogs.com.br/marcoevolutivo/
Pós doutorandos
Irene é Psicóloga e Antropóloga formada em Madrid, fez Mestrado e Doutorado no PSE do IPUSP, com temas relacionados à cognição, comportamento social e personalidade de macacos-prego. No seu pós-doutorado no BES Lab está aprofundando no desenvolvimento do comportamento sexual, estudando a evolução e as funções das interações sexuais entre individuos do mesmo sexo e do sexo não-conceptivo na infância e juventude dos primatas. Atualmente é Pós-Doutoranda visitante no Canadá, no Lab de JB Leca.
Projeto de pesquisa: “Desenvolvimento do comportamento sexual em macacos-prego selvagens”
Pâmela é pós-doutoranda em Psicologia Experimental pela USP, com pesquisa na área de psicologia moral evolucionista e percepção da corrupção. Professora de Direito na UNISAN. Doutora (2021) e Mestra (2016) em Direito pela UFMG. Graduada em Direito pela Unihorizontes e em Ciências do Estado pela UFMG. Pesquisadora do SAPIENS – Núcleo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar em Neuroética e Comportamento Humano da UFMG. Especialista em Governança na Enacom Group.
Projeto de pesquisa: “Psicologia moral evolucionista e percepção da corrupção no Brasil de 2022-2023”
ANTHONIETA LOOMAN MAFRA
Projeto de pesquisa: “Investigação de estratégias de promoção de saúde mental e combate ao estigma LGBTQIAPN+“
Alunos de doutorado
Bruno é biólogue (IB-USP) e doutorande em psicologia experimental (PSE). Sua pesquisa gira em torno de variações psicológicas e comportamentais entre subculturas da comunidade LGBTQIAP+. Tais variações abrangem sociossexualidade, preferências sexuais, prevalência de não-monogamia, expressão de gênero, auto-estima, entre outras.
Projeto de pesquisa: “Diferentes tipos de homossexualidade masculina testados através de
diferentes biomarcadores e aspectos psico-socio-sexuais”
Leonardo é biólogo formado pela Universidade de Mogi das Cruzes, realizou o mestrado em psicologia experimental no IPUSP buscando compreender o desenvolvimento sexual inicial em macacos prego. Agora no doutorado, seu interesse é investigar qual o papel do humor em diferentes estágios de relações românticas.
Projeto de pesquisa: “O impacto do Senso de Humor na Dinâmica das Relações Amorosas”
Yago é graduado em psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo (2016), mestre em psicologia experimental pela Universidade de São Paulo (2021) e doutorando em psicologia experimental pela Universidade de São Paulo. Temas de interesse incluem abordagens interdisciplinares, como a psicologia evolucionista, estatística e psicometria, jogos e fenômenos associados e psicologia das diferenças individuais.
Projeto de pesquisa: “Impacto de uma atividade de lazer em relações sociais”
Alunos de mestrado
Vitor é formado em Psicologia pela Unifacid Wyden e em História pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Seu interesse de pesquisa no mestrado dialoga com a Psicologia Evolucionista e a Genética Comportamental, versando sobre traços psicológicos e comportamentais humanos por meio do estudo com gêmeos.
Projeto de pesquisa: “Herdabilidade da Criatividade em Gêmeos Brasileiros”
Katharina é biomédica formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde conheceu a Psicologia Evolucionista e fez seu TCC sobre a origem do consumo e atratividade. Atualmente é mestranda no BES Lab e trabalha com atração e traços antissociais de personalidade.
Projeto de pesquisa: “Atração por traços antissociais de personalidade“
Letícia é jornalista formada pela Universidade de São Paulo, com especializações em políticas públicas e gênero. Hoje, trabalha com advocacy. Já foi pesquisadora visitante em estudos de gênero na Universidade de Sussex, no Reino Unido. No BES Lab, pesquisa orgasmo e anorgasmia em mulheres.
Projeto de pesquisa: “Dimensões cognitivo-afetivas em mulheres com e sem dificuldades duradouras para atingir o orgasmo”
Alunos de graduação
Juan é graduando de Ciências Biológicas na Universidade de São Paulo (USP), a partir do interesse na intersecção da Biologia com a Psicologia descobriu a área da Psicologia Evolucionista e o BES Lab. Atualmente está desenvolvendo um projeto de iniciação científica sobre o desenvolvimento do comportamento sexual em uma população de jovens de macacos pregos sob orientação de Irene Delval e Jaroslava Valentova.
Projeto de pesquisa: “Desenvolvimento do comportamento sexual em jovens de macacos-prego selvagens(Sapajus libidinosus)”
FLÁVIA ALEXANDRONI DIAS
Projeto de pesquisa: “Efeito da maquiagem na percepção de mulheres por terceiros”
Alunos anteriores & Pessoas associadas
Natália se formou em Psicologia na Universidade de São Paulo (USP), e é membro do BES Lab desde 2021. Estuda sexualidade feminina e relacionamentos, especificamente a relação da empatia com a frequência de orgasmos, a qualidade de vida sexual e a qualidade de vida conjugal feminina (Produção de Iniciação Científica).
Andreone é biólogue (UNIFIEO), mestre em Ciências, com ênfase em fisiologia geral (IB-USP, 2015), psicólogue (IP-USP, 2024) e doutora em psicologia experimental (IP-USP). No doutorado estudou a influência do nojo da sexualidade humana, com destaque para o desejo por relações casuais e atratividade sexual.