Liderança e Mobilização Social: estimulando a compreensão da participação social em crianças do Ensino Público Fundamental
Este projeto de extensão estimula habilidades de liderança, mobilização e a participação social em saúde, tanto em alunos de graduação em Enfermagem quanto em alunos do ciclo básico II do Ensino Fundamental (12 a 15 anos), na cidade de Ribeirão Preto (SP). O projeto será executado por alunos de graduação em Enfermagem, por meio do planejamento, da aplicação e da avaliação de atividades educativas sobre as temáticas de processo saúde e doença, direitos e deveres, formas de participação social e de mobilização social, Sistema Único de Saúde e Conselho Municipal de Saúde. Com o desenvolvimento deste projeto, espera-se consolidar e ampliar as ações que vêm sendo desenvolvidas desde 2017 que têm por objetivo estimular habilidades de liderança, mobilização e participação social em saúde em alunos de graduação em Enfermagem e alunos do Ensino Fundamental do ciclo básico II. Nesse sentido, ressalta-se que a pandemia da Covid-19 trouxe inúmeros desafios para a sociedade, inclusive no ambiente escolar. Criação e fortalecimento de vínculos, prática de comunicação não violenta, promoção da saúde mental, motivação e autoestima são alguns dos exemplos que a educação vem enfrentando no seu dia a dia. Assim, esse grupo tem o desafio de planejar estratégias para o exercício das habilidades de mobilização social, participação social e de liderança entre os alunos do Ensino Fundamental, e também de colaborar diante das dificuldades vivenciadas nas escolas após longo período de ensino remoto
Sendo assim, este projeto, financiado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo, tem por objetivo desenvolver e exercitar habilidades de liderança, de mobilização e de participação social em saúde em alunos de graduação em Enfermagem e em alunos do Ensino Fundamental do ciclo básico II (12 a 15 anos), na cidade de Ribeirão Preto (SP).