líderes dos grupos de pesquisa

Shaker Chuck Farah
Diretor do CEPID B3

Estrutura e Função de Proteínas

Graduado em Bioquímica e Química pela University of Toronto (1985), mestre em Bioquímica pela mesma Instituição (1988) e doutor em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade de São Paulo (USP, 1994). Atualmente, é Professor Titular no Departamento de Bioquímica do Instituto de Química e Vice-Diretor do Instituto de Química da USP. O foco de sua pesquisa é entender a base estrutural de processos importantes para a comportamentos bacterianos complexos, utilizando como modelo o fitopatógeno Xanthomonas citri, causador do cancro cítrico.

E-mail: chsfarah@iq.usp.br

 (11) 97400-3454

Aline Maria da Silva
Líder de grupo de pesquisa e Vice-coordenadora

Caracterização molecular de bacteriófagos e de determinantes da interação fago-bactéria.

Graduada em Ciências Farmacêuticas e doutora em Bioquímica pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado na Saint Louis University School of Medicine, Saint Louis, EUA. Desde 1991, é docente no Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da USP, atuando no isolamento e na caracterização de bacteriófagos e de determinantes da interação fago-bactéria, visando aplicações em fagoterapia.

BENY-18
Beny Spira
Líder de grupo de pesquisa, Coordenador de ensino e divulgação

Adaptação, mutagênese e evolução de bactérias

PhD pela Universidade de Tel-Aviv e pós-doutor pela Universidade de Sydney. Atualmente, é Professor Associado III no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP) e Coordenador do Laboratório de Genética Bacteriana. O foco de sua pesquisa é o estudo de sistemas de mutagênese e adaptação/evolução de bactérias ao meio e mecanismos de resistência e tolerância a antibióticos.

E-mail: benys@usp.br

 11 30918346

Cristiane Rodrigues Guzzo Carvalho
Líder de grupo de pesquisa

Estudo estrutural e funcional de sistemas secretórios e sinalização c-di-GMP bacteriana. Estudo estrutural de proteínas de vírus respiratórios.

Graduada em Química com atribuições tecnológicas e em Biotecnologia (2005), doutora e pós-doutora (2011) em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade de São Paulo. Em 2015-2016, participou de projeto sabático no laboratório do Professor Gabriel Waksman (Londres), explorando técnicas adicionais de biologia estrutural. Atualmente, estuda sistemas secretórios bacterianos, sinalização e bioquímica do vírus SARS-CoV-2 no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, incorporando biologia molecular, expressão de proteínas, técnicas de biologia estrutural e métodos de bioquímica convencional.

Cristina Unicamp perfil
Cristina Elisa Alvarez Martinez
Líder de grupo de pesquisa

Regulação Gênica em Bactérias; Sistemas de Secreção Bacterianos

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Biologia Molecular pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (UFRJ) e doutora em Bioquímica no Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutora pela University of Texas Health Science Center at Houston. Lidera estudos sobre o sistemas de secreção de proteínas por bactérias patogênicas para plantas (Xanthomonas sp.) e animais (Stenotrophomonas sp. e Acinetobacter sp.) no Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), além de pesquisas sobre reguladores transcricionais, buscando desvendar o papel de famílias importantes de reguladores na resposta das bactérias a variações no ambiente.

Frederico Gueiros Filho é Professor Associado do Depto de Bioquímica - IQ USP - Foto: Cecília Bastos/USP Imagem
Frederico J. Gueiros Filho
Líder de grupo de pesquisa, Coordenador de Inovação

Mecanismos moleculares que controlam o crescimento e divisão bacterianas

Obteve seu doutorado na Universidade de Harvard em 1998, seguido por um treinamento pós-doutoral com Rich Losick (Harvard MCB) de 1998 a 2002. Desde 2003, seu laboratório no Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP) estuda os mecanismos moleculares que permitem que as células bacterianas cresçam e se dividam, além de contribuir para validar novos alvos para antibióticos.

Germán perfil
Germán Gustavo Sgro
Líder de grupo de pesquisa

Caracterização estrutural, molecular e funcional de macro-complexos proteicos de interesse em microbiologia

Bacharel Universitário com menção em Química (2005), Licenciado em Biotecnologia (2009) e pós-graduado como Doutor em Ciências Biológicas (2014) pela Faculdade de Ciências Bioquímicas e Farmacêuticas da Universidade Nacional de Rosario, Argentina. Atuou como pós-doutorado no Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP, 2014-2019) sob orientação do Professor Shaker Chuck Farah. Atuou como Professor do curso ‘Uma proposta para ler, escrever e aprender melhor no ingresso à Universidade’ (2008-2010) e como Assistente do Departamento de Química Orgânica (2010-2012) da Faculdade de Ciências Bioquímicas e Farmacêuticas da Universidade Nacional de Rosario, Argentina. Também atuou como Assistente da cátedra de Biologia Celular e do Laboratório de Bromatologia (2012-2013) do curso de Técnico Universitário em Química do Instituto Politécnico Superior ‘General San Martin’, na Universidade Nacional de Rosario, Argentina. Realizou estágio (2016-2017) no Department of Biological Sciences do Birkbeck College em Londres, Reino Unido, onde ocupou a posição de Associate Research Fellow.
Atualmente, é Professor Doutor no Departamento de Ciências BioMoleculares da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Henrique Ferreira
Líder de grupo de pesquisa,

Biologia de bactérias e seus vírus.

Graduado em Ciências Biológicas (1995) e Mestre em Genética Molecular e de Microrganismos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 1998). Doutor em Bioquímica pela University of Oxford, UK (2002), onde trabalhou com integridade cromossômica e recombinação sítio-específica no grupo do Professor David Sherratt. Pós-doutorado na temática de segregação cromossômica bacteriana no grupo do Professor Jeff Errington (2002-2004), Sir William Dunn School of Pathology, University of Oxford, UK. Pós-doutorado investigando função de proteínas com base em estrutura no LNLS-Campinas (2004-2006). Jovem Pesquisador FAPESP (2006-2009). Atualmente, é Professor Adjunto 3 do Departamento de Bioquímica e Microbiologia, Instituto de Biociências de Rio Claro, SP (UNESP). Coordena grupo de pesquisa investigando diversos aspectos da biologia bacteriana, com maior ênfase na dinâmica cromossômica e divisão celular do fitopatógeno Xanthomonas citri, agente causal do cancro cítrico. Atua também no desenvolvimento de defensivos agrícolas utilizando compostos ativos naturais, sintéticos e bacteriófagos.

João Carlos Setubal
Líder de grupo de pesquisa

Genômica, metagenômica e bioinformática.

PhD em computação pela University of Washington. Atua no desenvolvimento e uso de ferramentas computacionais para análise de dados ômicos, com ênfase em genômica e metagenômica.

José Freire da Silva Neto
Líder de grupo de pesquisa

Genética Molecular de Bactérias

Graduado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP) e Doutor em Microbiologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas (ICB-USP). Realizou Pós-Doutorado pelo ICB-USP e pelo IB-USP e Livre-Docência pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP). Atualmente, é Professor Associado na FMRP-USP, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular da FMRP-USP e bolsista PQ2 do CNPq. Desenvolve projetos nas seguintes áreas de pesquisa: Regulação da Expressão Gênica, Patogenicidade Bacteriana, Mecanismos de Homeostase de Metais e Imunidade Nutricional, Sistemas de Secreção de Bactérias. O principal organismo utilizado é a bactéria patógeno ambiental Chromobacterium violaceum.

Leo2
Leonardo Talachia Rosa
Líder de grupo de pesquisa

Metabolismo bacteriano/ Biologia Estrutural

Professor do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (IB-UNICAMP) e Jovem Pesquisador financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Atualmente, trabalha com transportadores de membrana na bactéria Bordetella pertussis. É Doutor pela The University of Sheffield, pós-doutor pelo Instituto Europeu de Química e Biologia e pós-doutor pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP). Fascinado por metabolismo bacteriano, se interessa especialmente pela caracterização de processos biológicos por biologia estrutural e CryoEM.

Marcelo Brocchi
Líder de grupo de pesquisa – PI

Patogenicidade bacteriana

É mestre (1990-1993) e doutor (1993-1997) em Genética de Microrganismos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Parte do projeto de Doutorado foi realizado no IRIS Siena, Itália (1993-1995). Realizou seu Pós-Doutoramento (1997-1998) na UNICAMP, desenvolvendo pesquisas em patogenicidade bacteriana. Iniciou sua carreira em 1998 como professor-doutor em Microbiologia na Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Em 2004, transferiu-se para a UNICAMP, como professor doutor (2004-2007) e como associado desde 2007. As pesquisas no laboratório estão relacionadas ao estudo da patogenicidade de bactérias Gram-negativas O grupo também trabalha no desenvolvimento de mutantes bacterianos para estudar a função gênica e a atenuação da virulência. Uma das estratégias envolve a atenuação de linhagens de S. enterica por deleção de genes codificadores de proteínas associados ao nucleoide (NAPs). Recentemente, o grupo começou a investigar os mecanismos de resistência e modo de ação de antimicrobianos.

Marcio Vinicius Bertacine Dias
Líder de grupo de pesquisa

Biologia Estrutural, Micobactérias, Actinomicetos, Antimicrobianos

Graduado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (UNESP-IBILCE) com Doutorado em Biofísica Molecular pela mesma instituição. Realizou pós-doutorado na Universidade de Cambridge, desenvolvendo projetos na área de biossíntese de produtos naturais e aplicação da abordagem de desenvolvimento de fármacos baseado em fragmentos. Atualmente, é Professor Associado do Departamento de Microbiologia, no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP). Trabalha com biologia estrutural e outras técnicas biofísicas no estudo de enzimas de microrganismos.

Marco Aurélio Takita
Líder de grupo de pesquisa

Genômica funcional de citros e seus patógenos

Biólogo formado na Universidade de São Paulo (USP) com Doutorado em Ciências (Bioquímica) pelo Instituto de Química (IQ), também da USP, e pós-doutorado no Salk Institute for Biological Studies (CA, Estados Unidos). Atualmente, é Pesquisador VI no Centro de Citricultura Sylvio Moreira – Instituto Agronômico (IAC) e bolsista de Produtividade 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Além do CEPID, é PP em um temático FAPESP sobre microbioma e em um INCT (FAPESP/CNPq) e participa ainda de um NPOP FAPESP em edição gênica de citros.

Marilis do Valle Marques
Líder de grupo de pesquisa

Regulação gênica na resposta a estresses em bactéria

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), doutora em Bioquímica pela Universidade de São Paulo (USP), e pós-doutora em Biologia Molecular na Universidade da California (UCLA). Atualmente, é Professora Associada 3 do Departamento de Microbiologia da USP. Tem projetos na área de regulação gênica na bactéria Caulobacter, juntamente com colaboradores do Brasil e do exterior.

Regina Lúcia Baldini
Líder de grupo de pesquisa

Transdução de Sinal em Bactérias

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com mestrado em Genética na mesma instituição e doutorado em Bioquímica no Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP). Pós-doutora pelo Massachusetts General Hospital/Harvard Medical School, foi Jovem Pesquisadora no Departamento de Microbiologia (ICB-USP). Foi contratada como docente em 2005 no Instituto de Química USP, onde hoje é Professora Associada. Pesquisa sobre expressão gênica e sinalização em bactérias.

Rita de Cassia Café Ferreira
Líder de grupo de Pesquisa

Pesquisa e Ensino em Microbiologia

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Doutora pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (1996). É professora doutor do Departamento de Microbiologia da Universidade de São Paulo (USP), desde 2000. Atua no Ensino em Microbiologia como coordenadora do Projeto #Adote (2013). Responsável pela área de Ensino da Sociedade Brasileira de Microbiologia, desde 2018.

Roberto Kopke Salinas
Líder de grupo de pesquisa

RMN de proteínas

Graduado em Química (1996) e mestre em Bioquímica (2000) pela Universidade de São Paulo (USP, 2000). Fez doutorado em Química na Universidade de Utrecht, Holanda (2005), e pós-doutoramento na USP (2005-2008) e na Universidade Estadual da Florida (2009-2011). Atualmente, é Professor Associado do Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da USP. Experiência em Biofísica, com ênfase em Biofísica Molecular, atuando principalmente na aplicação de métodos de Ressonância Magnética Nuclear para o estudo de estrutura e dinâmica de proteínas em solução.

Robson Francisco de Souza
Coordenador do Módulo de Bioinformática

Genômica comparativa / Evolução e Classificação de Proteínas

Bacharel em Ciências Moleculares, Mestre em Ciências (Biotecnologia) e Doutor em Ciências (Bioquímica) pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutor em Bioinformática no National Center for Biotechnology Information (NCBI), da National Library of Medicine, NIH/USA. Desenvolve pesquisas na área de evolução e classificação de proteínas, bem como na análise comparativa de genomas com foco na identificação de funções putativas de famílias gênicas e na análise da história evolutiva de vírus, microrganismos e sistemas biomoleculares.

Rodrigo Galhardo
Rodrigo da Silva Galhardo
Líder de grupo de pesquisa

Genética e Biologia Molecular de bactérias, com enfâse em: elementos móveis, reparo de DNA e mutagênese, controle da expressão gênica.

Biólogo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com Mestrado em Biofísica pela UFRJ. Doutorado em Microbiologia pela Universidade de São Paulo (USP), Pós-Doutorado na USP e no Baylor College of Medicine com bolsa do programa PEW Latin American Fellows. Professor do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP desde 2011, sendo Professor Associado desde 2022. Possui projetos de pesquisa sobre a biologia de elementos integrativos e conjugativos de Proteus mirabilis e sobre a resposta SOS de Pseudomonas aeruginosa e Caulobacter crescentus. Pesquisador Nível 2 CNPq.

Sandro Roberto Marana
Líder de grupo de pesquisa

Catálise e Termoestabilidade em Enzimas

Graduado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP, 1991). Mestre (1994), Doutor (1999) e Pós-Doutor (2001) em Ciências Biológicas – Bioquímica pelo Instituto de Química da USP. Professor Associado do Instituto de Química da USP desde 2001. Atua na área de Bioquímica com foco em Enzimologia.